Aluno da escola Santa Teresinha conquista 1º lugar na Maratona de Matemática
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 02 DE DEZEMBRO 2022

Aluno da escola Santa Teresinha conquista 1º lugar na Maratona de Matemática

Nota 9,9. Esse foi o resultado da prova feita pelo Enzo Rafael de Almeida J’onk, aluno da Escola Municipal Santa Teresinha, durante a 35ª edição da Maratona de Matemática, realizada pela Secretaria de Educação de Paranavaí. Como prêmio, ele ganhou uma bicicleta além de kit de material escolar e uma camiseta oficial da Maratona. Os dez alunos com as melhores notas na prova também receberam presentes. A cerimônia de premiação contou com a presença do vice-prefeito, Pedro Baraldi, e do vereador Delcides Pomin Júnior.

Este ano, 57 alunos dos 5ºs anos de 19 escolas municipais fizeram a prova, realizada no dia 25 de novembro. Cada escola selecionou os três alunos com as melhores médias, que se prepararam intensamente durante todo o ano para o teste que marcou a conclusão do Ensino Fundamental. No dia da prova, todos os alunos participantes da Maratona já receberam, cada um, medalha e uma lembrança da Secretaria Municipal de Educação.

“As crianças passam o ano todo se esforçando, participando de avaliações, os simulados internos que cada escola promove. Premiar as crianças na Maratona de Matemática é uma maneira de valorizarmos todo este esforço. Os alunos se sentem honrados por representaram sua escola. É muito importante este sentimento, pois fazem eles se esforçarem a cada dia para conseguir bons resultados. A cada ano o nível de envolvimento fica maior, prova disso foi a diferença de apenas um décima entre os primeiros colocados e a nota do 1º lugar ser 9,9”, avaliou a secretária de Educação, Adélia Paixão.

Este ano, a Escola Municipal Cecília Meireles ganhou destaque durante a Maratona de Matemática. A instituição conquistou o primeiro lugar geral, com a média mais alta alcançada pelos três alunos participantes – 8,6.

Sobre a Maratona – “Depois de dois anos sem podermos realizar a Maratona por conta da pandemia de Covid, retomar as atividades neste momento é muito importante para avaliarmos a evolução dessas crianças que ficaram tanto tempo com ensino remoto e este ano voltaram ao presencial. Muitas crianças não gostam e até enfrentam dificuldades com a Matemática, e a Maratona vem com o objetivo de desmistificar e tirar essa cisma que os estudantes têm por essa disciplina que é tão importante no nosso dia a dia”, comenta a supervisora pedagógica Sueli Cazula.

A Maratona de Matemática já está na sua 35ª edição e tem o objetivo de estimular a capacidade intelectual das crianças através do raciocínio lógico e despertar nos estudantes o interesse e a curiosidade pela matemática.

Confira os dez alunos com as melhores notas na 35ª Maratona de Matemática:

1º lugar – Enzo Rafael de Almeida J’onk – Escola Municipal Santa Teresinha – Nota 9,9

2º lugar – Heitor dos Santos Batista Silva – Escola Municipal Cecília Meireles – Nota 9,5

3º lugar – Júlia Koerich de Sá – Escola Municipal Maria Schuroff Back – Nota 9,4

4º lugar – Bruna Emanuele Barbosa Vieira – Escola Municipal Hermeto Botelho – Nota 9,3

5º lugar – Emanoel Monteiro Cardoso – Escola Municipal Cecília Meireles – Nota 9,2

6º lugar – Gustavo Garcia Ferreira – Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho – Nota 9,1

7º lugar – Davi Lorenzo Sassi de Lima – Escola Municipal Rotary Arenito – Nota 9,0

8º lugar – Guilherme Silva Rodrigues – Escola Municipal Santa Teresinha – Nota 8,9

9º lugar – Kauan Godoi França – Escola Municipal Neusa Braga – Nota 8,7

10º lugar – Nícolas Preuss Rolim – Escola Municipal Maria Schuroff Back – Nota 8,3