Secretaria de Saúde presta contas do 2º quadrimestre de 2022 em Audiência Pública
CATEGORIA: SAÚDE - 30 DE SETEMBRO 2022

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Secretaria de Saúde presta contas do 2º quadrimestre de 2022 em Audiência Pública

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã da última quinta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Paranavaí, uma Audiência Pública para prestar contas à população sobre as ações realizadas no 2o quadrimestre deste ano. A Audiência Pública foi realizada presencialmente e também de maneira on-line, com transmissão pela página do Facebook da Câmara Municipal.

 

Apresentação – Atualmente, 34 unidades integram a rede física de serviços próprios do SUS (Sistema Único de Saúde) em Paranavaí. A rede é composta por: quatro unidades móveis de nível pré-hospitalar na área de urgência; 18 Unidades Básicas de Saúde, sendo 17 UBS e o SINAS (Sistema Integrado de Atendimento em Saúde); um ambulatório de Saúde Mental; um Ponto de Apoio (UBS Panorama); três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPS AD e CAPS-i); uma Central de Gestão em Saúde (Secretaria Municipal de Saúde); uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas); um Centro de Especialidade Odontológica (CEO); um pólo Academia da Saúde; uma Farmácia Municipal; um serviço de atendimento domiciliar (Programa Melhor em Casa); e a Vigilância em Saúde.

 

Além disso, o município conta ainda com quatro unidades integrando a rede física de serviços terceirizados em Saúde, sendo: um laboratório de análises clínicas; duas clínicas de radiologia; e o Centro Regional de Especialidades (CIS-CRE).

 

No total, a Secretaria de Saúde tem 713 profissionais em serviço, compondo o quadro de servidores do município. No 2º quadrimestre deste ano (de 1º de maio a 31 de agosto), 12 novos profissionais foram admitidos, sendo 10 através de Concurso Público (2 Agentes Administrativos, 3 Agentes de Combate a Endemias; 1 Fonoaudiólogo; 1 Nutricionista e 3 Técnicos de Enfermagem Geral) e outros 2 contratados através do PSS emergencial (2 Técnicos de Enfermagem).

 

Indicadores – A equipe técnica do município apresentou, durante a Audiência Pública, o detalhamento dos números de atendimentos de cada segmento de Saúde nas UBSs e SINAS. De 1º de maio a 31 de agosto deste ano (2º quadrimestre) o município contabilizou 69.636 atendimentos com profissionais médicos; 25.004 atendimentos com enfermeiros; 13.329 com odontólogos; 2.470 com psicólogos; 864 com nutricionistas; 610 com fonoaudiólogos; 83 com profissionais do serviço social; 166 com profissionais de Educação Física; e 58 com fisioterapeutas.

 

Com relação às consultas médicas de especialidades realizadas nas UBSs e SINAS, no 2º quadrimestre de 2022 o município atingiu a marca de 4.218 consultas de ginecologia e obstetrícia; 2.678 consultas de pediatria; 700 de cardiologia; 595 de dermatologia; 513 de infectologia; 430 de urologia; 321 consultas de psiquiatria; 283 de reumatologia e 282 de endocrinologia.

 

O relatório de prestação de contas também apontou números consideráveis de ações e atendimentos feitos pelos principais setores de serviços em Saúde de Paranavaí. A Vigilância em Saúde, por exemplo, somou 5.372 ações no 2º quadrimestre, divididas entre ações e atendimentos dos setores de Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Saúde do Trabalhador e Zoonoses. 

 

Já o SAMU atendeu, de 1º de maio a 31 de agosto, um total de 3.659 ocorrências – 496 a mais que no mesmo período de 2021. 

 

No 2º quadrimestre, o município somou ainda: 2.030 atendimentos domiciliares através do Programa Melhor em Casa; 110.413 exames laboratoriais e de imagem terceirizados; 6.166 atendimentos e acompanhamento psicossocial – sendo 1.709 atendimentos no CAPS AD, 1.747 no CAPS II e 2.710 no CAPS-i; e 6.863 pessoas transportadas para tratamentos fora do domicílio (TFD) em Curitiba ou outras regiões do Estado do Paraná.

 

Serviço de Urgência e Emergência – Um dos indicadores que mais chama atenção é o do serviço de urgência e emergência hospitalar desenvolvido pela UPA 24 horas. Só no 2º quadrimestre deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento realizou 96.820 procedimentos clínicos (52,40% a mais que no mesmo período de 2021, quando foram 63.529 procedimentos); 5.853 procedimentos com finalidade diagnóstica; e 717 procedimentos cirúrgicos.

 

Considerando os critérios de classificação de risco (Protocolo de Manchester), de 1º de maio a 31 de agosto deste ano, a UPA 24 horas realizou 7.353 atendimentos de urgência e emergência e 20.147 atendimentos de clínica básica. São considerados atendimentos de urgência e emergência os classificados nas cores vermelha (emergência – 100 atendimentos), laranja (muito urgente – 993 atendimentos) e amarela (urgente – 6.260). E são considerados atendimentos de clínica básica aqueles não emergenciais, classificados com as cores azul (normal – 7.835 atendimentos) e verde (pouco urgente – 12.312). 

 

Avaliação – “Os números mostram o quanto a Saúde é prioridade na nossa gestão. Através das prestações de contas, nossa equipe monitora constantemente e avalia os indicadores assistenciais e financeiros. É a nossa maneira de garantir a visibilidade das ações desenvolvidas em benefício da população e a transparência na aplicação dos recursos públicos”, avaliou a secretária Andréia Vilar.
 

 

 



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