Mais de mil alunos da rede municipal participaram da formatura do PROERD 2022
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 29 DE SETEMBRO 2022

  167
Mais de mil alunos da rede municipal participaram da formatura do PROERD 2022

Depois de dois anos com as atividades suspensas por conta da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Educação celebrou nesta quinta-feira (29) a formatura da turma de 2022 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia, que aconteceu no Centro de Eventos, contou com a participação de 1.030 alunos dos 5ºs anos das 19 escolas municipais, além de pais, professores e lideranças locais.

 

Para a secretária de Educação, Adélia Paixão, o sucesso na formação de uma criança passa pelos ensinamentos do Proerd. “Hoje é dia de coroar um trabalho muito importante, de prevenção e preparo para que as nossas crianças fiquem longe de um dos males que mais prejudica nossos jovens, que arrasa com o ser humano e mais afasta as famílias. O Proerd é um programa que faz com que as crianças aprendam a fugir das drogas e da violência, que só trazem coisas ruins. Cada um deve colocar em prática o que foi passado pelos PMs Glauce e Ribas durante o ano e escolher um caminho que é seguro. Os ensinamentos adquiridos precisam ser levados com cada um por toda a vida”.

 

O Major Ricardo Costa, representando o comando do Batalhão de Polícia Militar, comemorou o sucesso do programa. “O dia da formatura do Proerd é sempre um dia muito especial, de muita alegria e energia. Esse programa é alicerçado nos pilares da família, escola e polícia militar. Com esse conhecimento, estes alunos vão conseguir dizer não às drogas, não à violência, não ao bullying e tomar decisões firmes e responsáveis. Os instrutores passaram as orientações, mas é com o amor das famílias que todo esse aprendizado vai se solidificar no coração de cada um e eles vão se tornar grandes cidadãos”, disse.

 

“O município sempre fez questão de abrir as portas para essa formação do PROERD porque entendemos a importância de ensinar os nossos alunos a se proteger e ajudar outras pessoas com as informações que receberam. Sabemos que toda semente plantada através deste trabalho vai florescer no momento certo e dar bons frutos para toda a nossa comunidade”, enfatizou o prefeito em exercício, Pedro Baraldi.

 

Falando em nome da Câmara Municipal, a vereadora Fernanda Zanatta contou sua experiência particular como professora. “Já tive muitos alunos e tenho um relacionamento muito próximo da maioria. Nestes anos como professora, já perdi bons alunos para as drogas e alguns até perderam a vida por conta desse envolvimento. É muito gratificante estar aqui hoje, vendo mais de mil crianças dizendo não com toda força para este caminho tão tortuoso”. 

 

Sobre o Programa – O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de D.A.R.E. Este esforço cooperativo foi guiado em dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

 

O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, desenvolvido no Estado do Paraná pela Polícia Militar, em parceria com as Secretarias de Educação da rede de ensino fundamental pública e particular, consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante um trimestre letivo, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre crianças e adolescentes.

 

O Programa oferece uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor.
 

 

 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.