Aluno de Mandiocaba vence concurso para criação de slogan da Semana da Alfabetização
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 19 DE SETEMBRO 2022

  288
Aluno de Mandiocaba vence concurso para criação de slogan da Semana da Alfabetização

Arthur Garcia de Carvalho, aluno do 1º ano da Escola Municipal Clemente Niehues, em Mandiocaba, foi premiado nesta segunda-feira (19) ao vencer o concurso para criação de slogan da Semana de Alfabetização “Conectados com a Leitura e a Escrita – emoções que transformam”. Aluno da turma da professora Letícia Jasper, a criança produziu um desenho que atendeu a todos os critérios do regulamento: criatividade, qualidade, adequação ao tema, legibilidade, boa visibilidade em ambientes digitais, boa capacidade de reprodução gráfica, facilidade na redução/ampliação de formatos, facilidade e flexibilidade na adaptação às necessidades do projeto.

 

O concurso também foi realizado na categoria Texto com os alunos do 2º ano de todas as escolas municipais. E a aluna premiada em 1º lugar por sua produção textual foi a Laura Melyssa Barbosa, que teve seu texto ilustrado pela colega Evelyn Júlia Carvalho Modena, ambas alunas da Escola Municipal Neusa Pereira Braga.

 

“Aprender a ler não é uma tarefa fácil e a pandemia de Covid-19 deixou muito claro para todos a importância de termos professores bem preparados, que apóiam as crianças neste processo de descobrir o mundo mágico das letras e das palavras. Como educador, tenho muito prazer em participar de momentos como esse, de comemorar as conquistas dos nossos alunos e de toda a equipe técnica das escolas, que estão comprometidas em garantir um futuro cheio de possibilidades para cada uma das nossas crianças”, destacou o prefeito em exercício, Pedro Baraldi.

 

A secretária de Educação do município, Adélia Paixão, ressaltou ainda que “Paranavaí está entre as sete cidades do Brasil com os melhores resultados no Ensino Fundamental I, especialmente na alfabetização das crianças. Nosso município foi escolhido para fazer parte de uma pesquisa, realizada pelo Banco Mundial a nível internacional, para entender como as redes públicas de ensino bem-sucedidas organizam sua política de alfabetização para alcançar resultados diferenciados. Foi constatado que a nossa rede municipal de ensino apresenta um alto grau de alinhamento entre currículos educacionais, livros didáticos, materiais para professores e o uso de avaliações diagnósticas como ferramenta de planejamento e monitoramento da aprendizagem. Temos muitos motivos para nos orgulhar da performance sensacional dos nossos alunos, desde os anos iniciais”, completou.

 

Semana de Alfabetização - Mais de 2 mil crianças da rede municipal participaram da 7ª edição da Semana da Alfabetização “Conectados com a Leitura e a Escrita – emoções que transformam”. O objetivo geral foi o de promover a interação entre a comunidade escolar, contemplando aspectos lúdicos e significativos ao ensino e a aprendizagem, despertando o desejo nos pequenos pela aquisição da capacidade de ler e escrever, seduzidos pelas boas histórias, poemas, cantigas e uso das mídias interativas como apoio na prática diária no processo de alfabetização.

 

O projeto foi embasado em conceitos e definições importantes acerca da Alfabetização e Letramento como o uso das mídias interativas no processo de ensino-aprendizagem, apontando as atividades pedagógicas, brincadeiras e jogos como base sustentável para que ocorra o aprendizado das crianças, principalmente no Ensino Fundamental I.

 

O Projeto foi desenvolvido entre 3 de março a 23 de setembro nas 19 escolas da rede municipal de Educação, envolvendo pelo menos 2 mil alunos de 1º e 2º ano, professores, pais, comunidade escolar e local. 

 

A finalização do projeto culminou com o concurso que selecionou o slogan e o texto com ilustração para a Semana da Alfabetização e uma exposição dos trabalhos feitos pelos alunos nas escolas municipais. Os textos selecionados foram publicados em um e-book, organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, e slogan premiado está sendo utilizado nos documentos administrativos, formulários e materiais de divulgação do projeto.


 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.