Campanha "10 minutos contra o Aedes" mobiliza toda a população no combate à dengue
CATEGORIA: SAÚDE - 23 DE NOVEMBRO 2021

  167
Campanha "10 minutos contra o Aedes" mobiliza toda a população no combate à dengue

Talvez você nunca tenha feito essa conta, mas em uma semana (7 dias) você vive 10.080 minutos. E sabe o que é mais interessante? Se você usar apenas 10 minutos por semana para verificar seu quintal e outros locais que acumulem água parada, você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika vírus na sua casa. Este é o objetivo da campanha “10 minutos contra o Aedes”.

 

“De novembro a maio acontece o período epidêmico das arboviroses urbbanas, que são a dengue, o Chikungunya e o Zika. A combinação das altas temperaturas do período com a água das chuvas que fica acumulada nos vasos de plantas, bebedouros de animais e outros recipientes, que traz as condições ideais para a proliferação rápido do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das três doenças. Por isso, queremos mobilizar toda a população da nossa cidade para participar da iniciativa ’10 minutos contra o Aedes’. Se cada família tirar 10 minutos por semana para verificar os quintais e eliminar os criadouros, podemos interromper o ciclo de reprodução e evitar o nascimento de novos mosquitos”, explica o assessor da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Tiago Dias de Almeida.

 

A campanha “10 minutos contra o Aedes” foi idealizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), inspirada em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura para interromper o pico de epidemia de dengue no país. O bem-sucedido plano exigia da população apenas 10 minutos semanais em ações para a limpeza dos criadouros na própria residência. 

 

O ciclo de vida do Aedes aegypti transmissor da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, é possível interferir no desenvolvimento do vetor e no seu ciclo de vida, impedindo que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta.

 

“Por isso é tão importante que essa rotina de 10 minutos seja semanal. Isso garante proteção à saúde das nossas famílias e da comunidade ao nosso redor”, frisa Tiago.
 

 

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.