Professores participam de capacitação para aplicação da prova Saeb 2021 em Paranavaí
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 08 DE OUTUBRO 2021

  207
Professores participam de capacitação para aplicação da prova Saeb 2021 em Paranavaí

Mesmo em período de pandemia, a Educação de qualidade continua sendo prioridade no município de Paranavaí. Prova disso, é que aproximadamente 60 professores dos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Aprofundamento Escolar participaram na última semana de capacitação para a aplicação da prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) com os alunos do município. A capacitação aconteceu na Escola Municipal Santa Terezinha e a palestra foi ministrada pelo professor, Mestre e Doutor em Letras, Rafael Petermann.

 

“Durante todo o ano, mesmo nos períodos em que as turmas não estavam com aulas presenciais, nós fomos desenvolvendo várias ações com os profissionais da Educação, na intenção de auxiliar a prática pedagógica e melhorar os níveis de aprendizagem nas 19 escolas do município. Apesar da pandemia, o Governo Federal não abriu mão da aplicação da prova Saeb neste ano de 2021. Esta prova é aplicada para os alunos dos 5º anos para avaliar as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados da prova Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2019, com muito orgulho, o município de Paranavaí obteve nota 7,7 no Ideb. Este ano, queremos manter ou melhorar ainda mais esse resultado. Por isso, estamos desenvolvendo continuamente essas ações, para motivar os professores para os desafios enfrentados durante este ano letivo atípico, na parte pedagógica e emocional, dando todo suporte necessário aos profissionais, que são os maiores responsáveis pelo sucesso da Educação no município”, destaca a secretária de Educação, Adélia Paixão.

 

No ano de 2021, mesmo diante do cenário de pandemia, com aulas remotas, presencias e híbridas, a prova Saeb será realizada, conforme indicado na Portaria n° 250, de julho de 2021. Em Paranavaí, serão avaliados 930 alunos dos 5° anos de todas as 19 escolas municipais.

 

Prova Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um processo de avaliação em larga escala realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio de testes e questionários, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados.

 

Esses graus estão descritos e organizados de modo crescente em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das Escalas de Proficiência. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
 

 

 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.