Letreiro "Eu Amo Paranavaí" ganha iluminação azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO - 01 DE ABRIL 2021

O Município de Paranavaí, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é comemorado em 2 de abril, colocou iluminação azul (cores da campanha Abril Azul) no letreiro “Eu Amo Paranavaí”, localizado na Praça dos Pioneiros.

A campanha Abril Azul tem como intuito dar mais visibilidade ao tema, afinal, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, a estimativa é de que haja cerca de 2 milhões de autistas.

Em Paranavaí, a causa é tratada com muita seriedade. Através da parceria com o deputado federal Luciano Ducci, a Secretaria de Saúde receberá uma emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil para a construção de um centro de atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto foi elaborado por voluntários (engenheiros e arquitetos) em parceria com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O local terá 526 m² de área construída e está em fase de orçamento.

O centro realizará atendimento especializado em terapias multidisciplinares para crianças com TEA, inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma das estratégias do trabalho de inclusão da Prefeitura de Paranavaí e ampliará o atendimento da rede de saúde.

As atividades serão acompanhadas por uma equipe formada por médico, psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, pedagogo, nutricionista fisioterapeuta, assistente social e odontólogo. A previsão é de que sejam feitos 150 atendimentos por semana e o município será responsável pelos profissionais e manutenção do serviço.