Programação do Festival Cultura em Casa começa nesta quinta-feira, dia 7
CATEGORIA: CULTURA - 05 DE MAIO 2020

  697
Programação do Festival Cultura em Casa começa nesta quinta-feira, dia 7

Começa nesta quinta-feira, dia 7 de maio, a programação de apresentações da 1ª edição do Festival Cultura em Casa. O Festival, idealizado e organizado pela Fundação Cultural de Paranavaí, terá uma programação semanal de conteúdos audiovisuais, que serão exibidos nas páginas da Cultura do município.

 

“A ideia do Festival Cultura em Casa é manter, dentro das possibilidades da atual pandemia, a produção cultural local, premiando as propostas dos artistas da cidade. Já que existe uma necessidade de isolamento social e quarentena, a ideia do Festival é ajudar as pessoas a enfrentarem este momento de pandemia, levando arte de qualidade até elas”, explica o presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente.

 

O Festival Cultura em Casa recebeu um total de 30 inscrições e uma Banca Avaliadora selecionou 16 propostas para participar da programação neste mês de maio. “Todos os vídeos e lives podem ser acompanhados pela página do Facebook e pelo Instagram da Fundação Cultural de Paranavaí. Os vídeos serão postados sempre a partir das 8h e as Lives ocorrerão de acordo com o dia da semana. Às quintas e sextas-feiras, as lives serão realizadas às 19h, aos sábados às 18h e aos domingos às 17h”, frisa Torrente.

 

 

 

Confira a programação completa do Festival Cultura em Casa e as sinopses dos trabalhos que serão apresentados:


PRIMEIRA SEMANA – de 07 a 10/05

*    07/05 (quinta-feira) – MÚSICA: “Guglielmi apresenta Montanas Trio”, vídeo a partir das 8 e live às 19h
Em seu vídeo o músico Thiago Guglielmi, em voz, violão e guitarra, apresenta músicas de sua banda “Montanas Trio” em formato intimista diretamente de seu quarto. Na live, o músico entre cada música tocada abrirá espaços para interação com o público que enviar comentários. 

 

*    08/05 (sexta-feira) – HIP HOP: “Essência urbana”, vídeo a partir das 8 e Live às 19h
Marcos Paulo (Gerê) apresenta em seu vídeo coreografia de sua autoria com alguns estilos de dança urbana. Na live, todos que tiverem um espaço em casa poderão praticar um pouco com o artista que dará uma aula básica de dança referente ao movimento do Hip Hop. 


*    09/05 (sábado) – MINICURSO: “Caixa Batizado com Álbum em Cartonagem”, vídeo a partir das 8 e live às 18h
A artesã Camila Paixão com o objetivo de incentivar o fazer artesanal tanto como hobby quanto para uma fonte de renda, ensinará em seu vídeo, dando continuidade em sua live, a confecção de um álbum artesanal usando técnica de cartonagem e a decoração de caixa em MDF para guardar o álbum e outros produtos, além de várias outras dicas de decoração de peças e onde encontrar os materiais. 


*    10/05 (domingo) – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: “Contos do Mundo”, vídeo a partir das 8 e live às 17h
A Atriz Luciana Guedes nos apresenta em seu vídeo, que conta também com a participação de Robson Pereira - intérprete de libras, duas lindas histórias da tradição oral: “O Conto e a Verdade” e “A Moura Torta”. Em sua live fará um bate papo sobre o processo de criação, o porquê da escolha de contos da tradição oral, a importância do fomento a literatura, leitura e a arte, e outros assuntos correlacionados a sua atividade.

 

 

SEGUNDA SEMANA – de 14 a 17/05

*    14/05 (quinta-feira) – MINICURSO: “Princípios do Cantar - Fisiologia e Afinação vocal”, vídeo a partir das 8 e live às 19h
O músico e professor Cristiano Brun em seu vídeo com continuidade na live ministra um minicurso voltado ao ensino da forma mais saudável de utilização da voz, com a prática de exercícios e também abordando questões teóricas, a aplicação da voz no canto e na linguagem cotidiana, além de fazer uma abordagem musical da voz através da relação entre sons vocais e notas musicais executadas pelo instrumento musical violão.

 

*    15/05 (sexta-feira) – DANÇA DO VENTRE: “Dança e Autoconhecimento”, vídeo a partir das 8 e live às 19h
Karina Lima em seu vídeo apresenta uma coreografia de dança do ventre, em sua live além de alongamento e aquecimento ensinará os movimentos básicos da dança do ventre, o passo a passo da coreografia e convidará a todos a dançar junto com ela de suas casas. 

 

*    16/05 (sábado) – MÚSICA: “Marias”, vídeo a partir das 8 e live às 18h
A cantora e instrumentista Jacqueline Santos juntamente com sua parceira de residência Rafaela Machado apresentará em seu vídeo e live uma seleção de músicas para homenagear as artistas Maria Bethânia e Maria Gadú – compondo o repertório com voz, violão e percussão. 

 

*    17/05 (domingo) – LITERATURA: “Leituras Dramáticas”, vídeo a partir das 8 e live às 17h
O artista Amauri Matineli em seu vídeo apresenta leituras dramáticas de crónicas dos escritores Luis Fernando Veríssimo e Renato Benvindo Frata, e poesias inéditas de Altino Afonso Costa. Em sua live um bate papo, sobre a importância da leitura, seus benefícios para o cérebro e estímulo à criatividade e técnicas de respiração e exercício para a fala. 

 

 

TERCEIRA SEMANA – de 21 a 24/05

*    21/05 (quinta-feira) – MÚSICA: “Música, Paciência e Bom Humor”, vídeo a partir das 8 e live às 19h
A cantora e compositora Sirlei Leonardo apresenta em seu vídeo algumas de suas composições musicais, na live um bate papo sobre seu processo de criação, dicas e macetes para compositores iniciantes, exercícios vocais, tudo isso entrelaçado com algumas outras composições.

 

*    22/05 (sexta-feira) – LITERATURA: “É da Casa”, vídeo a partir das 8 e live às 19h
A locutora e declamadora Val Barbosa apresenta, em seu vídeo e live, poemas e seus respectivos escritores paranavaiense com o objetivo de destacar e valorizar o verso dos poetas da Cidade Poesia.

 

*    23/05 (sábado) – MÚSICA: “Lave as mãos com sabão e a alma com Canção”, vídeo a partir das 8 e live às 18h
A cantora Núbia Rafaela preparou um vídeo onde apresenta três canções, em versão acústica, de composição da banda em que faz parte a “Banda Domínio Livre”. Na live fará um pocket show que contará com canções já gravadas no vídeo e outras de artistas brasileiros e internacionais que, de alguma forma influenciaram e ainda influenciam sua trajetória.

 

*    24/05 (domingo) – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: “O pescador, o rei e o anel”, vídeo a partir das 8 e live às 17h
O ator e professor de literatura Jeferson Bicudo apresenta em seu vídeo a contação de história “O pescador, o rei e o anel”, uma história divertida que irá encantar os ouvintes. Em sua live fará declamações de poesias e dicas de leituras que envolvam todas as idades e tipos de leitores: os que estão começando, os vorazes e aqueles que precisam de um empurrãozinho.

 



QUARTA SEMANA – de 28 a 31/05

*    28/05 (quinta-feira) – MINICURSO/MÚSICA: “Leitura Musical: Descomplicando a Partitura”, vídeo a partir das 8 e live às 19h
O músico e maestro Luciano Torres, em seu vídeo apresentará um minicurso com uma abordagem bem lúdica de teoria e prática musical, com o objetivo de descomplicar a leitura de uma partitura. Na live uma recapitulação do conteúdo, com interatividade com os participantes por meio das mensagens.

 

*    29/05 (sexta-feira) – HISTÓRIA E LITERATURA: “História e Criação Artística”, vídeo a partir das 8 e live às 19h
O escritor e professor Felipe Figueira apresenta em seu vídeo uma aula onde explora um pouco da história de alguns países da América do Sul, como Chile, Peru, Venezuela, Guiana, Uruguai e, claro, Brasil. Na live a importância da cultura histórica para a criação artística, trazendo diversos exemplos de artistas (poetas, contistas, cineastas), também exibirá vários objetos trazidos dos países explorados no vídeo gravado, tais como moedas, miniaturas de cidades, calendário inca, artesanato local, além de ler poesias ao longo de toda apresentação.

 

*    30/05 (sábado) – MÚSICA: “Tonho Marques Garrafão”, vídeo a partir das 8 e live às 18h
O músico Antônio Marques em parceria com seu filho Vinícius apresentará, em seu vídeo e live, músicas autorais e outras canções populares como “Asa Branca” e “Mocinhas da Cidade”. Também promete fazer versos de improviso rimando com os nomes das pessoas que comentarem na live. 

 

*    31/05 (domingo) – MÚSICA: “Música, encantos e lembranças”, vídeo a partir das 8 e live às 17h
O músico Douglas Delatore apresenta em seu vídeo e live, com voz, violão e piano, um repertório de estilos variado que faz parte do acervo e história da música popular brasileira.
 

 

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.