Músicos participam de audição às cegas para integrar Orquestra Municipal de Paranavaí
CATEGORIA: CULTURA - 10 DE JANEIRO 2020

A equipe da Fundação Cultural está realizando nesta sexta-feira (10) uma série de audições às cegas com os músicos interessados em integrar a Orquestra Municipal de Paranavaí no ano de 2020. Os participantes se inscreveram no Concurso nº 001/2019, realizado através de Edital de Licitação exclusivo para MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno de Porte) aberto no dia 23 de dezembro de 2019.

“Optamos por realizar as audições às cegas para garantir total lisura no processo de escolha. Nós não sabemos quem está tocando. Avaliamos apenas a técnica, musicalidade, sonoridade, afinação e desenvoltura na execução das músicas orquestrais. Ao final, serão selecionados 18 músicos que vão integrar a Orquestra durante a Temporada de Concertos de 2020. Cada músico vai realizar 40 serviços, entre ensaios e concertos, no período de 11 meses”, explica o presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente.

Depois das audições, serão selecionados um maestro titular e 17 músicos para os seguintes instrumentos: 4 saxofones, 3 trombones, 4 trompetes, 1 contrabaixo, 2 baterias e percussões, 1 guitarra, 1 piano e 1 vocal. Um dos instrumentistas classificados ainda será selecionado para atuar também como auxiliar de maestro. “Os instrumentos escolhidos para compor a orquestra levam em consideração a formação de orquestra popular na modalidade Big Band, já tradicional na cidade”, frisa Torrente.

A Banca Examinadora é composta pelo presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente, e pelos músicos e maestros Gideon Barbosa Machado e Graziani Moraes dos Santos.