Outubro Rosa teve mais de 16 mil atendimentos exclusivos para mulheres em Paranavaí
CATEGORIA: SAÚDE - 05 DE NOVEMBRO 2019

  403
Outubro Rosa teve mais de 16 mil atendimentos exclusivos para mulheres em Paranavaí

No mês dedicado especialmente à saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde fez um total de 16.081 consultas médicas, de enfermagem e outros atendimentos como mamografias, ultrassonografias e demais exames exclusivamente para o público feminino. Segundo o balanço feito pela coordenação do programa Saúde da Mulher e da Criança, foram realizados, em média, 670 atendimentos por dia durante o Outubro Rosa.

 

“Contabilizamos 5.627 consultas de enfermagem, 6.429 consultas com médicos na Atenção Básica, 998 consultas em atenção especializada, 704 consultas de pré-natal, e 46 consultas de mães com bebês recém-nascidos. Também realizamos 576 mamografias e 1.701 coletas de preventivos, um número recorde para nós. Os números superaram nossas expectativas. A participação das mulheres na campanha deste ano foi muito boa. Para se ter ideia, nossa média em um mês fora de campanha é de 400 coletas de preventivo de colo de útero. Durante o Outubro Rosa a procura foi mais de quatro vezes maior. O grande mérito é das equipes das UBSs, que se dedicaram ao máximo para atender a todas as mulheres que procurassem pelos serviços, trabalhando em horário estendido, fazendo atendimentos especiais aos sábados. Estamos muito contentes com o resultado”, avalia a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Águila.

 

Este ano, o mês dedicado às mulheres teve o “Sábado Rosa”, realizado no dia 19 de outubro. Naquele sábado, as UBSs abriram para atendimento especial às mulheres, com oferta de exames preventivos de colo de útero, exames clínicos das mamas e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. 

 

O projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando internacionalmente a luta contra o câncer de mama. A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mama e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.
 

 

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.