Ouvidoria já recebeu mais de 5.500 solicitações neste ano
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO - 02 DE AGOSTO 2019

Ouvidoria já recebeu mais de 5.500 solicitações neste ano

Um balanço realizado esta semana pela Ouvidoria Municipal apontou que 5.590 solicitações já foram abertas neste ano (de 1 de janeiro a 31 de julho). Desse total, 5.231 (93,5%) foram respondidos e 359 ainda estão em andamento.

O setor de iluminação pública, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, foi o setor com maior resolutividade neste primeiro semestre. Foram 2.204 protocolos abertos, sendo 2.179 respondidos (98,8%) e apenas 25 em andamento.

A Vigilância em Saúde fica em segundo lugar em questão de resolutividade. Das 544 solicitações, 536 (98,5%) foram respondidas. Em seguida, está o setor de Zoonozes, com 347 pedidos e taxa de resposta de 95,9% (333). O quarto setor com maior resolutividade é o de fiscalização, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com 878 pedidos e taxa de resposta de 95,5% (839).

“Cada setor tem um tempo de resposta às solicitações que são repassadas. No caso da iluminação pública, o atendimento é muito rápido. O prazo que damos é de até cinco dias, mas na maioria das vezes as equipes dão resposta aos problemas no mesmo dia ou em até dois dias após a solicitação”, explica o Ouvidor Municipal, Sérgio Rubens.

Para o Ouvidor do município, os números mostram que o serviço é eficiente. O problema é que muitas das reclamações e pedidos da população não chegam até a Ouvidoria. “As pessoas ligam bravas nas rádios, procuram a TV, postam desabafos nas redes sociais, mas na realidade nunca abriram um protocolo para que seu problema fosse solucionado através do canal responsável, que é a Ouvidoria. Nós não registramos protocolos através das mídias. A pessoa precisa obrigatoriamente acessar a Ouvidoria através de um dos telefones disponíveis ou pessoalmente no nosso setor. Se o cidadão liga nas rádios, faz sua reclamação ao vivo, mas não protocola sua reclamação na Ouvidoria, o município na verdade não toma conhecimento de que tem aquela situação para atender. É preciso entender que é só através da Ouvidoria que a população tem a garantia de ter suas reclamações atendidas. Se as pessoas protocolarem as reclamações e tiverem paciência, o resultado logo chega”, frisa Sérgio Rubens.

Para protocolar solicitações junto à Ouvidoria Municipal, basta usar um dos canais de atendimento direto, que são os telefones 156 ou 3421-2323, ramal 1208. O cidadão também pode mandar uma mensagem pelo Whatsapp no telefone 99914-1389. Ainda é possível procurar atendimento pessoalmente na sala da Ouvidoria, que fica no segundo andar da Prefeitura de Paranavaí.