"A escola é o espaço onde a intervenção pedagógica promove o conhecimento", destaca secretária
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 30 DE JULHO 2019

  538
"A escola é o espaço onde a intervenção pedagógica promove o conhecimento", destaca secretária

“A construção de uma escola de qualidade exige um repensar crítico e reflexivo, tanto em relação às esferas macro-políticas educacionais, como nas micro-relações, ou seja, ações de sala de aula. Entendemos que a reconstrução dessa escola tem como elementos basilares a reestruturação curricular, a gestão democrática e o projeto de formação continuada de educadores. A escola é o espaço onde a intervenção pedagógica direcionada promove a produção do conhecimento. As interações que acontecem no âmbito escolar são pontuadas pela afetividade e é fundamental estimular a busca de mecanismos que viabilizem uma mediação afetivo-motivadora, uma vez que a afetividade habilita a pessoa a olhar para o outro, valorizando-o e instigando elementos como a autoestima, fator essencial para a aprendizagem e, consequentemente, ao desenvolvimento das potencialidades do sujeito. Além disso, há ainda a necessidade do profissional da educação estar subsidiado teoricamente em uma abordagem emocional/afetiva, bem como a importância da parceria entre escola e família, imbuídos na empreitada da construção de uma educação mais humanizada e humanizadora”, destacou a secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, durante a abertura oficial da 2ª Capacitação Pedagógica de 2019, que reuniu quase 1.100 educadores no Centro de Eventos de Paranavaí. 

 

Durante a manhã desta terça-feira (30), professores, agentes de apoio educacional, secretários, equipe pedagógica, direção, motoristas e estagiários participaram uma palestra com o renomado escritor, consultor organizacional e conferencista nacional e internacional, Eduardo Shinyashiki, que vai falar sobre a necessidade de “Fortalecer as habilidades sociais e as emoções na Educação”. 

 

Na ocasião, a secretária Adélia aproveitou ainda para relembrar algumas das conquistas da Educação nos últimos anos. “A educação municipal em 2018 recebeu resultado do IDEB de 7,4 como média geral, configurando a 6ª melhor nota do Paraná, ficando a frente de cidades pólo que recebem grandes investimentos da esfera federal como Maringá, Campo Mourão, Umuarama, Londrina, Cascavel e outras. 
Para fortalecer a educação municipal, em 2019 contamos com: aprofundamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, que irá contribuir com o aprendizado do aluno e ampliar os conhecimentos; nosso Vale Alimentação, tão sonhado, que irá colaborar com nosso orçamento familiar; aulas de inglês do 1º ao 5º ano; implantação do Livro de Classe online; aumento do Pisa em 4,7% para todas as categorias e classes; elabora de Projetos de Incêndio e Pânico, em parceria com a Fatecie, para todas as escolas e CMEIs, para a regularização junto aos bombeiros e maior segurança de todos; climatização das salas de aula; construção de um CMEI no Conjunto Luiz Lorenzetti e outras reformas de CMEIs e escolas. Enfim, muitas ações ainda estão por vir para melhorar a qualidade da nossa educação. A palavra é gratidão e reconhecimento. Gratidão a todos pela dedicação na tarefa de educar e reconhecimento pelo esforço em seu dia a dia para fazer uma escola que humaniza e que faz a realidade ser cada dia melhor”, frisou.

 

Para o prefeito KIQ, que participou da abertura da Capacitação Pedagógica, uma boa gestão se faz através da preocupação com as pessoas. “Ainda na campanha, eu dizia que Paranavaí passou um período importante de obras. Nós vivemos de períodos e cada um deixa a sua contribuição. Foram feitas muitas obras. E agora o nosso viés é a valorização profissional. Como os nossos servidores públicos sabem, este ano nós fomos um dos únicos municípios do Paraná que teve capacidade financeira para dar aumento real para os servidores. Não vimos nenhum outro município do Estado que fez isso. Na Educação, tivemos a possibilidade de valorizar ainda mais os nossos profissionais através do Vale Alimentação.  Vocês são o município, não somos nós. Os políticos passam em quatro anos, mas vocês entram em uma carreira e vão trabalhar até se aposentar cuidando das nossas crianças, que são o futuro de Paranavaí. Eu sou um exemplo de que, se não fossem os meus professores, talvez eu não estaria nesse bom caminho que estou hoje. A cidade não é feita de prédios, ferro e concreto, é feita de pessoas. E o futuro das nossas pessoas está nas mãos dos nossos educadores. Por isso a minha eterna gratidão a cada profissional da Educação”, elogiou.

 

Reconhecimento das lideranças - “Nós ficamos muito felizes e nos orgulha muito ver tantos números positivos em Paranavaí. Cada vez que eu saio da minha cidade e volto para cá, me sinto mais feliz, de ver o município crescendo, avançando, principalmente no quesito que é a base de tudo, que é a Educação. Hoje nós vemos um mundo com os princípios se perdendo, com os valores investidos. E quando vemos que os nossos alunos têm professores, têm uma base na escola que dá a eles a oportunidade de ser alguém na  vida, isso é uma satisfação. As  nossas escolas merecem aplausos. Porque desde o zelador, a cozinheira, até aos diretores, nós estamos vivendo uma escola que refletem uma Educação igual a de países de primeiro mundo”, enfatizou o vereador Claudemir Barini, que participou da abertura da Capacitação Pedagógica representando a Câmara Municipal ao lado do presidente da Casa de Leis, José Galvão.

 

“Paranavaí tem se tornado cada vez mais uma referência na nossa região pelo trabalho realizado ao longo dos anos. São várias conquistas que são resultado direto do trabalho de todos os educadores da rede municipal. Educadores vivem de ensinar e aprender, por isso uma capacitação como esta é muito importante para a melhoria da Educação em nossa cidade”, destacou também o chefe do Núcleo Regional de Educação, Emerson Branco.

 

Vale alimentação - Durante a Capacitação Pedagógica, o prefeito KIQ e a secretária Adélia Paixão fizeram também a entrega simbólica dos cartões do Vale Alimentação para os profissionais da Escola Maria Schüroff Back, representando todos os 752 profissionais que passam a receber o benefício no valor de R$ 312 a partir deste mês.

 

“Nós sabemos que em alguns municípios existe uma prática de chegar no fim do ano e fazer uma distribuição de recursos para dar um 14º salário aos servidores. Mas isso acontece um ano, no outro ano não tem, e não existe uma segurança para os profissionais se vai haver aquele recurso ou não. Consideramos muito mais honesto da nossa parte que, ao invés de esperar até o final do ano para ver a possibilidade de um 14º e 15º salário, preferimos colocar isso como uma obrigação do município e os profissionais da Educação vão receber todo mês esse recurso. Poderíamos chegar no fim do ano e usar este recurso para me promover, passar de prefeito bonzinho que deu um 14º e até um 15º salário para a Educação. Esse valor representa mais dois salários ao ano para os profissionais da Educação. Eu poderia capitalizar isso politicamente e dizer que sou bonzinho e estou dando dois salários a mais para vocês ao fim do ano. Isso dá marketing. Mas a nossa opção é que vocês possam ter a certeza de que todo mês o dinheiro está lá na conta e cada um pode investir da melhor maneira possível para suas famílias”, arrematou o prefeito KIQ.

 

 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.