Comitiva de Palotina visita Paranavaí para conhecer ações de sucesso na educação
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 22 DE MAIO 2019

Uma comitiva da Secretaria de Educação e Cultura de Palotina, liderada pela secretária Judith Sendtko, esteve em Paranavaí na última terça-feira, 22, para conhecer projetos desenvolvidos pela prefeitura no setor educacional. O grupo foi recebido pela secretária de Educação Adélia Paixão, visitou escolas e no fim do dia passou pelo gabinete do prefeito KIQ.

“Começamos a implantar o sistema de reconhecimento facial em nosso município, mas não estamos tão avançados como em Paranavaí. Temos conhecimento sobre realizações muitos positivas que estão acontecendo na educação e viemos ver e ouvir dos responsáveis como esse trabalho vem sendo realizado”, disse a secretária Judith Sendtko.

O sistema de reconhecimento facial já foi implantado nas 19 escolas municipais de Paranavaí. Em funcionamento desde 2018, o sistema tem hoje 8.400 alunos cadastrados. O registro de presença através do reconhecimento facial traz mais segurança aos pais, por saberem que a criança realmente está na escola, e também para as equipes da escola, responsáveis por esses alunos no horário escolar.

“Além disso, o sistema ajuda a economizar tempo com a chamada em sala de aula e permite gerenciar melhor a merenda escolar. As cozinheiras são informadas pelo sistema sobre quantas crianças estão na escola naquele dia e quantas refeições precisam ser servidas, evitando o desperdício”, explicou a secretária Adélia.

Outra vantagem do sistema é que caso a criança falte à aula ou não faça o reconhecimento facial, os pais recebem uma mensagem no celular informando a ausência dos filhos. Se o aluno faltar por cinco dias consecutivos o Conselho Tutelar é acionado para fazer contato com a família e saber o motivo da ausência. A Prefeitura de Paranavaí investiu R$ 500 mil na compra do sistema de gerenciamento de informações escolares.

O sistema está preparado para gerenciar todo o trabalho da secretaria da escola, com impressão de históricos, boletim escolar e lançamento de atestados, gerando economia com a redução de papel. “Com ele nós temos o controle de todas as escolas, desde os alunos presentes naquele dia, cadastro escolar de cada aluno, infraestrutura, merenda, contato com o Conselho Tutelar, transporte, biblioteca, etc., enfim um diagnóstico preciso da situação de todas as instituições”, finaliza a secretária Adélia Paixão.

Além do sistema de reconhecimento facial, a comitiva também buscou informações sobre práticas do município para atingir a nota de 7,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a implantação do projeto de práticas restaurativas e a parceria entre a Escola Municipal Getúlio Vargas e o Cecap (Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí), que já foi finalista do Prêmio Itaú-Unicef.

“Acreditamos que uma educação de qualidade faz a diferença para termos cidadãos conscientes e envolvidos com a comunidade no futuro. Ficamos felizes por ver que nossas ações têm gerado bons resultados e chamado a atenção de outros municípios. Pouco tempo atrás recebemos representantes de Umuarama e agora de Palotina para conhecerem nosso modo de trabalho. Isso é gratificante”, enfatizou KIQ.