Boas práticas na Educação em Paranavaí são referência para outros municípios
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 23 DE ABRIL 2019

Boas práticas na Educação em Paranavaí são referência para outros municípios

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação de Paranavaí tem dado frutos. Os projetos e as boas práticas adotadas em todas as 39 instituições de ensino do município têm chamado a atenção e já são referência para outros municípios. Nesta terça-feira (23), a secretária de Educação de Umuarama, Mauriza Lima, e sua equipe, estiveram em Paranavaí para captar informações e acompanhar alguns dos projetos.

“Hoje nós temos quase 9 mil alunos sendo atendidos pelo município nas 19 escolas (10 delas em tempo integral) e 20 Centros de Educação Infantil (13 municipais e 7 conveniados). Nosso compromisso, desde o início da gestão, é oferecer ensino de qualidade e atendimento diferenciado para nossas crianças. Por isso, investimos em importantes projetos de melhorias, como a implantação da tecnologia de reconhecimento facial, o programa de Práticas Restaurativas para resolução de conflitos e a unificação das listas de espera por vagas nas creches, através do cadastramento único e online das crianças. Ações como estas estão servindo de referência para outras cidades do nosso Estado, porque os resultados são fantásticos”, destacou a secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão.

“Nós ouvimos comentários muitos positivos sobre o que está acontecendo na Educação em Paranavaí, especialmente sobre projetos que envolvem investimentos em tecnologia, como o reconhecimento facial, que estão otimizando e dando mais segurança para as crianças nas escolas. O que vimos aqui foi um ambiente muito agradável para as crianças, uma alegria de cada um em estar na escola, boas estruturas, sistemas tecnológicos que funcionam e, o mais importante - investimentos inteligentes, que valem a pena e trazem excelentes resultados. Viemos captar tudo isso para levar para o nosso município e melhorar ainda mais o atendimento dos nossos alunos”, elogiou a secretária de Educação de Umuarama, Mauriza Lima.

A equipe de Umuarama visitou algumas das escolas de Paranavaí e também foi recepcionada no gabinete municipal pelo prefeito KIQ. “A Educação é uma das nossas prioridades. Antes de estar prefeito, eu sou delegado de polícia. Comecei um projeto de palestras nas escolas e pude conhecer bem de perto a realidade das nossas crianças e adolescentes. Projetos como o das Práticas Restaurativas e um cursinho preparatório vestibular gratuito para a comunidade, são realizações pessoais para mim. Acreditamos que uma Educação de qualidade faz toda diferença para termos cidadãos conscientes e envolvidos com a comunidade no futuro”, frisou o prefeito KIQ.

Reconhecimento facial - O projeto que mais chamou a atenção da equipe de Umuarama, foi a implantação do sistema de reconhecimento facial em todas as 19 escolas do município. Em funcionamento desde o início do ano letivo de 2018, o sistema tem hoje mais de 8.400 alunos cadastrados. “Para a escola, essa é uma tecnologia que traz um avanço incrível. O registro de presença através do reconhecimento facial traz muito mais segurança para os pais, de saberem que a criança realmente está na escola, e traz mais segurança também para as equipes da escola, que são as responsáveis por esses alunos enquanto estão no horário escolar. Além disso, o sistema ajuda a economizar tempo com a chamada em sala de aula e também a economizar recursos com o melhor gerenciamento da merenda escolar. Isto porque as cozinheiras já recebem um comunicado do sistema informando quantas crianças estão na escola naquele dia e quantas refeições precisam ser servidas, evitando o desperdício”, explicou a secretária Adélia.

Caso a criança falte à aula ou não faça o reconhecimento facial, os pais recebem uma mensagem no celular informando a ausência dos filhos. Se o aluno faltar por cinco dias consecutivos, o Conselho Tutelar é acionado para fazer contato com a família e saber o motivo da ausência da criança.

A Prefeitura de Paranavaí investiu R$ 500 mil para a compra do sistema de gerenciamento de informações escolares. Além de servir como controle de presença e fluxo para produção de merenda, o sistema busca fazer um gerenciamento das ações pedagógicas e administrativas de cada escola, trazendo mais agilidade e rapidez em todo o processo escolar. “Assim, é possível que a Secretaria de Educação acompanhe ainda mais de perto o trabalho de cada instituição, e a direção também pode acompanhar tudo que acontece dentro da escola em tempo real. O sistema faz a gerência de todo o trabalho da secretaria da escola, com impressão de históricos, boletim escolar, lançamento de atestos, gerando maior economia com a redução de papel, por exemplo. Através dele nós temos o controle de todas as escolas, desde os alunos presentes naquele dia, o cadastro escolar de cada aluno, a infraestrutura da escola, a merenda, a ligação com o Conselho Tutelar, transporte, biblioteca, etc. Nós conseguimos ter um diagnóstico inteligente da situação de todas as instituições”, explica a secretária de Educação, Adélia Paixão.