Guarda Municipal recebe Moção de Aplauso da Câmara
CATEGORIA: PATRIMÔNIO PÚBLICO E TRÂNSITO - 02 DE ABRIL 2019

Guarda Municipal recebe Moção de Aplauso da Câmara

Este ano, a Guarda Municipal de Paranavaí completou três anos. Em reconhecimento aos trabalhos prestados, a Câmara Municipal, através de uma proposição do vereador Leônidas Fávero Neto, concedeu uma Moção de Aplauso à corporação durante a sessão ordinária da última segunda-feira (1º).

“A GM tem prestado um excelente trabalho ao municipio e aos cidadãos paranavaienses. São profissionais que todos os dias dão o melhor de si, atuando com êxito e louvor em suas ações. Por isso, prestamos nossa homenagem e reconhecimento a estes valorosos homens, que trabalham muito para que a população de Paranavaí possa ter mais segurança”, destacou o vereador Lêonidas Fávero Neto.

“É uma honra receber esta homenagem. A GM foi criada para demonstrar a preocupação e o compromisso dos poderes Executivo e Legislativo para com a população da nossa cidade. Durante o curso de formação, muitos dos guardas tiveram que se revezar entre outros trabalhos, dar atenção à família, e enfrentaram inclusive dificuldades financeira. Por isso, os que aqui estão hoje, merecem este reconhecimento, porque são profissionais abnegados. A Guarda Municipal conquistou um importante espaço na segurança de Paranavaí, atuando não só na proteção dos prédios públicos municipais, mas também de maneira subsidiária e integrada às demais instituições de nossa cidade, como a Polícia Militar, os bombeiros e a Polícia Civil. Sabemos que, para a população, não importa a cor do uniforme ou qual a instituição resolverá o seu problema. E é para isso que nós trabalhamos diuturnamente, para atender prontamente quem necessita e garantir a segurança e a tranquilidade de nossos munícipes”, enfatizou o secretário de Segurança e Trânsito do município, Heron Radke.

Histórico - A Guarda Municipal de Paranavaí foi criada em 23 de abril de 2012 pela Lei Municipal nº 3.934/2012, mas só foi devidamente efetivada em fevereiro de 2016.

Com o propósito de proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas, executando o patrulhamento e rondas preventivas contra danos e atos de vandalismo, a Guarda também atua como força auxiliar em defesa da vida e na manutenção da ordem e segurança pública em diversos tipos de ocorrências e apoio às polícias Militar e Civil, e às demais secretarias municipais, além de colaborar com ações fiscalizadoras, resgate social e serviços de responsabilidade do município, inclusive, de orientação ao público em geral. Também é responsável pela segurança física do Pronto Atendimento Municipal e do Centro da Juventude.

Atualmente, a GM conta com 35 guardas que, diariamente, realizam rondas e patrulhamentos em toda a cidade, nos 6 distritos e 6 Vilas Rurais, utilizando 2 viaturas e 4 motocicletas.

De 2016 a 2019 a Guarda Municipal realizou 8.640 atendimentos, a maioria deles para orientação, assistência a estabelecimentos municipais e apoio aos órgãos públicos e instituições.