Alunos de escolas em tempo integral de Paranavaí terão aulas de Educação Empreendedora
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 15 DE MARçO 2019

Professores das 10 escolas municipais que trabalham em período integral ou estendido estão participando do programa Educação Empreendedora do SEBRAE em Paranavaí. Os professores, que trabalham com turmas do 1º ao 5º ano, estão recebendo o treinamento gratuito e depois serão os multiplicadores do programa, desenvolvendo ações de empreendedorismo com todas as turmas das escolas em que trabalham.

“O SEBRAE trabalha muito para fomentar o empreendedorismo, fazer com que as pessoas despertem para empreender, e para ajudar na competitividade dos pequenos negócios, e avaliar se o ambiente (local onde a empresa está instalada) é favorável. Aí entra a Educação Empreendedora. Nossa intenção é fazer com que o ambiente da cidade seja um ambiente empreendedor. E nada melhor do que começarmos na base, com os nossos alunos”, destaca o consultor do SEBRAE, Wellington Perdomo.

Segundo Wellington, o projeto busca desenvolver nos alunos o espírito empreendedor desde cedo. “Sabemos que o brasileiro tem essa natureza de empreendedorismo, mas muitas vezes ele não recebe estímulo para isso. As pessoas passam por todo o ciclo de ensino, inclusive a faculdade, adquirindo conhecimento técnico. Mas quando este profissional abre um negócio, o empreendimento dele, muitas vezes ele não sabe como administrar isso. A ideia é começar a conversar desde cedo com as crianças sobre empreendedorismo, fazendo com que elas vivenciem isso já na sua vida pessoal, tendo iniciativas, responsabilidades, etc.”, frisa.

Para a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Rozemara Clariano, “a escola de tempo integral precisa oferecer um diferencial paraos alunos. Em 2016 este programa de Educação Empreendedora começou como um piloto e agora já estamos no terceiro ano com este trabalho consolidado nas nossas escolas de tempo integral. Para dar certo, este trabalho depende muito da visão que cada professor vai passar para os alunos daqui para frente. A ideia do programa não é formar vários ‘robozinhos’, para que todos sejam microempreempresários no futuro. O foco é ajudar nossos alunos, desde cedo, a identificar seus talentos e capacidades, enxergar as oportunidades, serem pessoas confiantes, proativas, inovadoras, ajudarmos a formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Através do conhecimento de si mesmo e de suas habilidades, os alunos se tornam capazes de avaliar melhor as possibilidades que surgem, tanto na vida pessoal como futuramente no mercado de trabalho”, avalia.

Todo o treinamento está sendo dado pela consultora credenciada do SEBRAE, Sirley Fátima de Souza. A capacitação com os professores começou nesta sexta-feira (15) e terá ainda outros quatro encontros na sede do SEBRAE de Paranavaí. A previsão é de que as aulas sobre Educação Empreendedora na escolas de tempo integral da rede municipal comecem no mês de abril. No total, 2.200 alunos das 10 escolas de tempo integral vão participar do programa este ano.