Guarda Municipal atendeu quase 3.500 ocorrências em dois anos
CATEGORIA: PATRIMÔNIO PÚBLICO E TRÂNSITO - 05 DE FEVEREIRO 2019

  290
Guarda Municipal atendeu quase 3.500 ocorrências em dois anos

A Guarda Municipal (GM) completou nesta semana três anos de atuação no município de Paranavaí e os resultados mostram uma grande demanda de atendimentos. Somando 2017 e 2018, a guarda atendeu 3.439 ocorrências, a maioria deles para orientação, assistência a estabelecimento municipal e apoio a órgãos públicos e instituições.

 

Entre os trabalhos que são realizados diariamente, a Guarda Municipal faz patrulhamento em toda a cidade, nos 6 distritos e 6 vila rurais. Atuam em diversos tipos de ocorrências, apoio às polícias militares e civis, e às demais secretarias municipais. Além disso, também fazem segurança física do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e do Centro da Juventude.

 

Atualmente, os guardas municipais utilizam armas não letais no dia-a-dia, porém, a expectativa é de que ainda esse ano eles possam ter o porte funcional de arma de fogo. “Todos os 35 Guardas Municipais de Paranavaí finalizaram as 100 horas obrigatórias de instrução em armamento e tiro. O treinamento foi realizado no 8º Batalhão e ministrado por oficiais da Polícia Militar. Considerando a natureza da atividade da GM, que desempenha um trabalho subsidiário da PM e das demais instituições de segurança pública, a arma de fogo é uma ferramenta indispensável para a segurança do próprio Guarda Municipal e também de toda população” explicou o secretário de Segurança e Trânsito, Heron Radke.

 

A importância da Guarda Municipal também é com a segurança. “Já tivemos diversos casos de menores apreendidos, posse de entorpecentes e drogas, roubo e furto. Temos esses guardas nas ruas trabalhando para que a população de Paranavaí possa ter mais segurança todos os dias. Só de casos flagrantes já foram 231 e mais de 280 pessoas conduzidas à delegacia”, ressalta o secretário.

 

Ainda segundo Heron, atualmente a GM conta com 2 viaturas e 4 motocicletas para atendimento das ocorrências, mas esse número deve aumentar em breve. “Estamos correndo atrás dos processos para que o município tenha mais motocicletas, camionetes e até um módulo móvel para melhorar nosso trabalho”, disse.

 

Os guardas estão respaldados pela Lei Federal 13.022/2014 (estatuto geral das Guardas Municipais) e Lei Municipal 4.477/2015. De acordo com o artigo 78 do Código Tributário Nacional, eles possuem o poder de polícia e estão incluídos no Sistema Único de Segurança Pública.

 

Qualquer pessoa pode solicitar o atendimento da Guarda Municipal, que é feito 24h por dia, através dos telefones 153 ou 3423-2455.

 

 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.