Município investiu quase R$ 30 milhões em infraestrutura este ano
CATEGORIA: INFRAESTRUTURA - 18 DE DEZEMBRO 2018

Município investiu quase R$ 30 milhões em infraestrutura este ano

A recuperação do asfalto de Paranavaí é uma das maiores demandas da população desde o início da atual administração. Em busca de mais recursos e colocando as equipes do município para o trabalho de recuperação, Paranavaí fecha 2018 com quase R$ 30 milhões de investimento em infraestrutura.

As obras de recapeamento foram as que tiveram maior impacto na vida das pessoas. Em diversos bairros, a situação do asfalto era precária; muitos não tinham nem condições de tráfego, como era o caso do Jardim Simone. Com a parceria do Governo do Estado e do deputado estadual Tião Medeiros, foram investidos R$ 8,7 milhões para recapeamento dos jardins São Jorge, Ipê, Morumbi, Simone, Oásis e Distrito de Sumaré.

“Com esses recursos conseguimos trabalhar em diversos bairros, levando asfalto de qualidade para muitos locais que há anos estavam praticamente abandonados. É gratificante poder passar nesses lugares e ver a alegria da população, que tanto sofreu com ruas esburacadas, e agora poder trafegar com segurança e qualidade. Tudo isso faz parte do maior programa de recape asfáltico da história da cidade”, exaltou o prefeito KIQ.

Outras duas grandes obras  que foram conquistadas através da parceria com o Governo do Estado são os recapes da Avenida Heitor de Alencar Furtado e da rodovia Jacó Schultz (entre os distritos de Graciosa e Mandiocaba). Juntas, as duas obras somam aproximadamente R$ 8,4 milhões. Essas obras estão sendo executadas em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

“Praticamente todos os moradores de Paranavaí utilizam a Avenida Heitor de Alencar Furtado, é a entrada da cidade e principal via de ligação para os bairros. É essencial termos ela bem conservada, por isso, é mais uma obra que consideramos ser importantíssima. Além disso, a rodovia que liga os distritos de Graciosa e Mandiocaba é uma demanda antiga, a população pediu diversas vezes, sofreu com uma estrada de má qualidade. Com essa recuperação, os moradores dos distritos vão poder andar em um asfalto de boa qualidade”, ressaltou KIQ.

Recapes em avenidas principais - A principal rua do Jardim Ipê, um dos bairros mais movimentados e populosos de Paranavaí, também passou por uma transformação. A Rua Sineval Fortes foi recapeada em toda a sua extensão, atendendo a uma demanda importante para a população do bairro. A obra teve investimento aproximado de R$ 550 mil.

“A Rua Sineval Fortes é local de comércio e opção para os moradores, que não precisam ir até o Centro da cidade para fazer suas compras. Mas o asfalto não estava em boas condições, o que acabava prejudicando os comerciantes. Agora isso mudou, com asfalto novinho para todos os moradores. Foram investidos mais de R$ 550 mil no recape em CBUQ. O recurso foi liberado pelo Paraná Cidade graças a uma emenda do deputado estadual Tião Medeiros”, avalia o prefeito KIQ.

O município também recuperou outra importante via que liga diversos bairros da cidade. A Avenida Juscelino Kubitschek  teve o asfalto recuperado por completo. A obra foi executa com recursos próprios da Prefeitura, no valor aproximado de R$ 337 mil.

Para o secretário de Infraestrutura, Renato Dultra, a obra vai trazer muitos benefícios. “Sabíamos da importância de recuperar essa rua, mas devido aos trâmites legais tivemos alguns atrasos e a obra não pode ser executada antes. Porém, quem passar por ela vai perceber a qualidade do trabalho. O tráfego vai melhorar consideravelmente, pois se trata de uma avenida movimentada. Finalmente, acabamos com os buracos dessa via”, afirma.

Pavimentação - Os jardins Jequitibá e Vista Alegre são os únicos bairros de Paranavaí não pavimentados. O fato sempre foi visto com tristeza pelos moradores, mas essa realidade começou a mudar. Desde a semana passada, máquinas iniciaram os processos para que todas as ruas dos bairros recebam o tão sonhado asfalto.

A obra, que terá investimento de cerca de R$ 2 milhões, está sendo executada pela empreiteira Monte Cristo, que foi a vencedora da licitação. O recurso foi conquistado pelo deputado estadual Tião Medeiros, através de parceria com o Governo do Estado.

Por se tratar de um local onde as vias são de terra, primeiro a empresa está igualando o nível da rua. Em seguida serão feitos os meios-fios, a base de solo cimento e finalmente a pavimentação em CBUQ, mais conhecido como asfalto à quente, de maior durabilidade.

O município também trabalha com a pavimentação da Avenida Euclides da Cunha. A obra de quase R$ 3 milhões é mais uma parceria com o Paraná Cidade e tem previsão de término no primeiro semestre de 2019. Na última medição, a obra estava com 20% de execução. No momento, a equipe trabalha na realização dos emissários para que, em seguida, retorne à pavimentação.

Bloco sextavado - Outra grande conquista do município foi a pavimentação com blocos sextavados da Estrada Caiuá, também conhecida como Estrada Velha de São João. A estrada será pavimentada na extensão que liga Paranavaí à Vila Rural São João, no mesmo modelo que foi executado na Estrada do Campo, inaugurada no ano passado.

Para essa obra, a Prefeitura conta mais uma vez com a parceria do deputado estadual Tião Medeiros e do Governo do Estado. No trecho de 1km, serão investidos R$ 746 mil. A obra vai beneficiar mais de 50 famílias e deve ser finalizada no primeiro semestre de 2019.

Recursos próprios - Com recursos próprios, a Prefeitura de Paranavaí licitou a segunda etapa do Projeto Reperfilar, que recupera o asfalto de ruas e avenidas da cidade. Com a equipe da Secretaria de Infraestrutura, foi executado o reperfilamento em algumas vias, investindo mais R$ 1 milhão. Além disso, foram investidos mais 500 mil em micropavimentação.