Ouvidoria respondeu 90,30% das solicitações no mês de novembro
CATEGORIA: CONTROLADORIA GERAL - 10 DE DEZEMBRO 2018

Ouvidoria respondeu 90,30% das solicitações no mês de novembro

Um balanço realizado esta semana pela Ouvidoria Municipal apontou que 90,30% dos protocolos de atendimento abertos no mês de novembro foram respondidos. Somente neste mês, foram 846 solicitações – 764 finalizadas. O setor de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano teve a maior resolutividade em novembro. Foram 158 protocolos abertos, sendo 154 respondidos (97,4%) e apenas quatro em andamento.

Já o setor de Iluminação Pública teve 292 protocolos, 284 atendidos com um prazo até menor do que o estipulado (97,26%). “Cada setor tem um tempo de resposta às solicitações que são repassadas. No caso da iluminação pública, o atendimento é muito rápido. O prazo que damos é de até cinco dias, mas na maioria das vezes as equipes dão resposta aos problemas no mesmo dia ou em até dois dias após a solicitação”, explica o diretor da Ouvidoria Municipal, Sérgio Rubens.

A Secretaria de Infraestrutura é mais um exemplo de grande resolutividade para problemas como mato alto, obstrução e defeitos em calçadas e acúmulo de materiais (entulho). Foram 108 protocolos abertos na Ouvidoria Municipal, 105 (97,2%) respondidos. Em seguida, está o setor de Meio Ambiente, com 113 pedidos e taxa de resposta de 94% (107).

Para o Ouvidor do município, os números mostram que o serviço é eficiente. O problema é que muitas das reclamações e pedidos da população não chegam até a Ouvidoria. “As pessoas ligam bravas nas rádios, procuram a TV, postam desabafos nas redes sociais, mas na realidade nunca abriram um protocolo para que seu problema fosse solucionado através do canal responsável, que é a Ouvidoria. Nós não registramos protocolos através das mídias. A pessoa precisa obrigatoriamente acessar a Ouvidoria através de um dos telefones disponíveis ou pessoalmente no nosso setor. Se o cidadão liga nas rádios, faz sua reclamação ao vivo, mas não protocola sua reclamação na Ouvidoria, o município na verdade não toma conhecimento de que tem aquela situação para atender. É preciso entender que é só através da Ouvidoria que a população tem a garantia de ter suas reclamações atendidas. Se as pessoas protocolarem as reclamações e tiverem paciência, o resultado logo chega”, frisa Sérgio Rubens.

Para protocolar solicitações junto à Ouvidoria Municipal, basta usar um dos canais de atendimento direto, que são os telefones 156 ou 3421-2323, ramal 1208. O cidadão também pode mandar uma mensagem pelo Whatsapp no telefone 99914-1389. Ainda é possível procurar atendimento pessoalmente na sala da Ouvidoria, que fica no segundo andar da Prefeitura de Paranavaí.