Mais de 900 crianças participam de formatura do Proerd
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 06 DE DEZEMBRO 2018

Mais de 900 crianças participam de formatura do Proerd

A Secretaria de Educação comemorou nesta quinta-feira (6) a formatura da turma de 2018 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento que aconteceu na quadra do SESC contou com a participação de 937 alunos dos quintos anos das escolas municipais.

Para a secretária de Educação, Adélia Paixão, o sucesso na formação de uma criança passa pelos ensinamentos do Proerd. “O Proerd é um programa que faz com que as crianças aprendam a fugir das drogas e da violência, que só trazem coisas ruins. Cada um deve colocar em prática o que foi passado pelos policiais durante o ano e escolher um caminho que é seguro. Os ensinamentos adquiridos precisam ser levados com cada um por toda a vida ”.

Um dos policiais responsáveis pelas aulas do Proerd, Marcelo Barbosa Gimenes, comemorou o sucesso do programa. “Nós sempre ensinamos e incentivamos as crianças a se prevenirem do uso de drogas. Estou há 16 anos trabalhando com o Proerd e ver a felicidade e o entendimento das crianças é o que nos motiva. Estamos plantando uma semente que deve frutificar no futuro. Já recebi pessoas que hoje já possuem família e testemunham que as aulas do Proerd ajudaram a fugir de problemas. A nossa parte estamos fazendo, só pedimos aos pais que continuem vigilantes, sempre conversando com os filhos. Se cada um fizer a sua parte, com certeza o futuro nos reserva coisas boas”.

Sobre o Programa – O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de D.A.R.E. Este esforço cooperativo foi guiado em dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, desenvolvido no Estado do Paraná pela Polícia Militar, em parceria com as Secretaria de Educação da rede de ensino fundamental pública e particular, consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante um trimestre letivo, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre crianças e adolescentes.

O Programa oferece uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor.