Sábado tem ações de prevenção no Dia Mundial de Luta contra a AIDS
CATEGORIA: SAÚDE - 28 DE NOVEMBRO 2018

Sábado tem ações de prevenção no Dia Mundial de Luta contra a AIDS

No próximo sábado, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. E para alertar e orientar a população sobre como se prevenir, a equipe do SINAS (Sistema Integrado de Atendimento em Saúde) está preparando uma ação especial em três UBSs e no pátio da Prefeitura.

No sábado, dia 1º, a equipe do SINAS estará em frente à Prefeitura realizando os testes rápidos para detecção do HIV e Sífilis gratuitamente, das 9h às 13h. Lembrando que o resultado do teste é sigiloso.

Três Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão abertas em horário especial neste sábado (1º). Quem quiser fazer o teste rápido que detecta não só o vírus HIV, mas também o da Sífilis, basta ir até um dos postos de saúde de plantão. A UBS Celso Konda (Vila Operária) estará aberta para atendimento das 8h às 12h. Já as UBSs Ouro Branco e Morumbi Rural estarão abertas das 8h às 16h.

“A implantação dos testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde e no SINAS, tornou possível uma participação maior da população para a detecção de casos. Com a realização mais frequente dos testes rápidos, é possível realizar um diagnóstico precoce e detectar a presença do vírus HIV e não da AIDS já instalada, como era comum no início”, explica a coordenadora do SINAS, Marielza Sestário Pinheiro.