Município divulga lista de selecionados para vagas nas creches até dia 10 de dezembro
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 23 DE NOVEMBRO 2018

Atenção pais que fizeram a pretensão de vagas nas creches municipais de Paranavaí para 2019: a lista com os nomes dos selecionados será divulgada até o dia 10 de dezembro no site da Prefeitura (www.paranavai.pr.gov.br). É o que garante a secretária de Educação, Adélia Paixão.

Para chegar à lista de selecionados, uma Comissão de Avaliação composta por membros dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), da Secretaria de Educação, do Conselho Tutelar e da Assistência Social, iniciou nesta sexta-feira (23) a análise dos cadastros. “Essa Comissão está fazendo a seleção para o preenchimento de todas as vagas da Educação Infantil para o próximo ano. As inscrições para as pretensões de vagas já se encerraram e agora está sendo feita uma análise de todos os cadastros para a seleção das crianças”, explica Adélia.

Segundo a secretária, este formato adotado para a seleção das crianças atende a uma determinação do Ministério da Educação, visando dar mais transparência ao processo, além de trazer um número real da fila de espera. “Em anos anteriores, o município tinha muitas crianças nas listas de espera de três, até quatro instituições, então o número de crianças aguardando uma vaga não era real. Agora os pais vão em apenas em uma instituição, entregam a documentação, e no momento do cadastro eles podem indicar pelo menos outras duas opções de CMEIs onde eles gostariam de matricular os filhos, caso não sejam selecionados para a primeira opção”, destaca.

Este ano, a Secretaria de Educação recebeu 1.007 pretensões de vagas para as creches municipais. “Nossa estimativa é que pouco mais de 20 crianças fiquem na lista de espera por uma vaga ao final da seleção. Isto porque temos 812 vagas abertas nas creches e, do total de pretensões de vagas, 174 crianças serão encaminhadas para as salas de Jardim I nas escolas do município (já que para esta faixa etária a disponibilidade de vaga é obrigatória)”, complementou Adélia.

Para a classificação das crianças que vão ocupar uma vaga nos CMEIs em 2019, três critérios serão levados em consideração. O primeiro é da renda per capita da família, o segundo é a declaração/comprovante dos responsáveis que trabalham, e o terceiro critério é morar próximo da instituição.

Lembrando que os pais não precisam ir até o CMEI onde fizeram a pretensão de vaga para saber o resultado da seleção. “Quando os pais fizeram a pretensão de vaga, eles ganharam um número de protocolo individual gerado pelo sistema on-line. Assim que a avaliação dos cadastros for concluída e a seleção estiver completa, a informação será lançada no site da Prefeitura (www.paranavai.pr.gov.br) e os pais poderão saber sobre a vaga do filho, pesquisando pelo número do protocolo. Os CMEIs também entrarão em contato com os pais das crianças que forem selecionadas para as vagas. A partir daí já começam as matrículas para o próximo ano letivo.”, frisa a secretária.