33ª Maratona de Matemática reúne mais de 50 estudantes da rede municipal
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 14 DE NOVEMBRO 2018

33ª Maratona de Matemática reúne mais de 50 estudantes da rede municipal

Estimular a capacidade intelectual das crianças através do raciocínio lógico e despertar nos estudantes o interesse e a curiosidade pela matemática. Esses são apenas alguns dos objetivos da Maratona de Matemática das escolas municipais, que já está na sua 33ª edição. Este ano, 54 alunos dos 5º anos das escolas municipais estão fazendo a prova, realizada na Escola Municipal Santos Dumont nesta quarta-feira (14).

A Maratona é uma realização da Secretaria de Educação (Seduc), que tem como responsável a supervisora Maria Nilzete Carvalho de Oliveira. Segundo ela, “a matemática é uma disciplina que as crianças gostam muito nas séries iniciais. Mas com o passar dos anos o conteúdo começa a ficar mais complicado e muitas crianças enfrentam dificuldades. Então a maratona tem esse objetivo, de desmistificar a matemática e tirar essa cisma que os estudantes têm por essa disciplina que é tão importante no nosso dia a dia”.

A prova também serve para premiar os alunos que foram escolhidos para participar da maratona. Cada escola selecionou três alunos, que se prepararam intensamente durante todo o ano para o teste que marca a conclusão do ensino fundamental. “As crianças passam o ano todo se esforçando, participando de avaliações como a Provinha Brasil, os simulados internos que cada escola promove. Na semana passada, alguns alunos da rede municipal participaram de um vestibulinho de uma escola particular, e ficamos muito orgulhosos em saber que as melhores notas foram de alunos das nossas escolas. E agora, participar da Maratona de Matemática é uma maneira de valorizarmos todo este esforço. Os alunos se sentem honrados por representaram sua escola. É muito importante este sentimento, pois fazem eles se esforçarem a cada dia para conseguir bons resultados”, avalia a secretária de Educação, Adélia Paixão.

O resultado da maratona será divulgado no dia 7 de dezembro, durante uma cerimônia de premiação no auditório da Aciap. Os dez alunos que obtiverem maior pontuação na prova serão premiados pela Secretaria Municipal de Educação com bicicletas (para o 1º, 2º e 3º lugar) e jogos. Nesta quarta (14), todos os alunos participantes da maratona já receberam, cada um, uma medalha, certificado de participação e um kit de material escolar.