Parceria vai possibilitar que pacientes de Paranavaí façam cirurgias eletivas em Maringá
CATEGORIA: SAÚDE - 08 DE NOVEMBRO 2018

Paranavaí acaba de dar mais um passo importante para a melhoria do atendimento em Saúde. Através de uma parceria firmada esta semana com o Hospital Memorial Uningá, agora o município vai poder encaminhar pacientes que precisam de cirurgias eletivas para realizar os procedimentos em Maringá.

“As cirurgias eletivas (aquelas que o paciente pode esperar sem risco de vida) são de responsabilidade do Ministério da Saúde, e por isso são pagas através da Autorização de Internamento Hospitalar (AIH) ao hospital que as realiza. No caso de Paranavaí, essas cirurgias são feitas na Santa Casa. No entanto, por ser a unidade de saúde de referência para os 28 municípios da Região Noroeste, a Santa Casa não tem a quantidade de leitos necessários para suprir toda a demanda de urgência e ainda as cirurgias eletivas de todos esses municípios. Muitas vezes era necessário encaminhar os pacientes para fazer essas cirurgias em Curitiba e isso também demorava muito para ser autorizado. No mês de setembro, o Ministério da Saúde (através da Portaria nº 2895),  disponibilizou um recurso para a ampliação dos procedimentos cirúrgicos eletivos aos municípios, por conta da dificuldade de leitos aqui na região. Então, juntamente com representantes da 14ª Regional de Saúde e dos outros municípios da região, fomos em busca de hospitais próximos que pudessem suprir essa demanda extra. A partir daí foi firmada a parceria com o Hospital Memorial de Maringá”, explicou a secretária de Saúde, Andréia Vilar.

Através da parceria, neste primeiro momento serão realizadas aproximadamente 100 cirurgias nas especialidades de urologia, ortopedia, otorrinolaringologia e vascular, de pacientes de Paranavaí que aguardam há anos na fila de espera. “Estas 100 cirurgias serão pagas através do recurso liberado pelo Ministério da Saúde especificamente para estes procedimentos.  E mais: todas as consultas pré e pós-operatórias dos nossos pacientes serão realizadas no CRE de Paranavaí. Esta conquista é o reflexo do que a união de forças pode fazer. Nossa ideia é manter a parceria com o Hospital Memorial para que possamos continuar encaminhando pacientes para as cirurgias eletivas também em Maringá”, frisou Andréia.

Para o prefeito KIQ, “está é uma das maiores vitórias para a Saúde de Paranavaí e região das últimas décadas. Quem ganha com tudo isso é a população. Muitos aguardam por um procedimento cirúrgico há anos e agora poderão ser atendidos. Graças ao esforço do município e do Conselho Municipal de Saúde, e de parcerias importantes como a do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a governadora Cida Borghetti e o deputado estadual Tião Medeiros, toda a região da Amunpar poderá ser atendida em Maringá, o que certamente vai diminuir o tempo de espera dos nossos pacientes na fila.”, elogiou.