Novembro Azul terá dia de atenção especial à Saúde do Homem
CATEGORIA: SAÚDE - 07 DE NOVEMBRO 2018

Novembro Azul terá dia de atenção especial à Saúde do Homem

Estamos no mês de atenção à Saúde do Homem - o Novembro Azul. E a Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde do Homem, está programando um sábado de atendimento especial em várias unidades de saúde do município.

“No primeiro quadrimestre deste ano, o município atendeu quase 43 mil homens acima de 20 anos nos equipamentos de saúde. Foram ações integradas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Pronto Atendimento Municipal, SINAS, CAPS AD, CAPS II e Academia da Saúde. Durante todo o ano o município oferece serviços em saúde para os homens, com consultas, avaliações de risco e encaminhamentos para outras esferas. A ideia do Novembro Azul é conscientizar a população sobre as doenças relacionadas aos homens e reforçar a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Tudo isso para melhorar a qualidade de saúde da população masculina”, explica a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Rose Burgel.

Durante o ano, são realizadas duas campanhas relacionadas à Saúde do Homem: em agosto, a campanha é realizada pelo Estado; e em novembro, a campanha é mundial e visa, principalmente, trabalhar a prevenção ao câncer de próstata.

“No dia 24 de novembro, teremos o Dia D do Novembro Azul. Várias unidades de saúde estarão abertas para atendimento especial no sábado, oferecendo serviços gratuitos para os homens, como aferição de pressão arterial; Escala Internacional de Avaliação dos Sintomas Prostáticos (IPSS); avaliação de IMC (Índice de Massa Corpórea); teste de glicemia; orientações para a prevenção de doenças; vacinação; avaliação odontológica e outras atividades. Até o momento já confirmamos a participação das UBSs do Campo Belo, Jardim Maringá, Celso Konda (Vila Operária), Ouro Branco, Três Conjuntos e Chácara Jaraguá”, destaca Rose.

Histórico - Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.