Agentes e orientadores de trânsito trabalham com novos uniformes para facilitar identificação
CATEGORIA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO - 06 DE NOVEMBRO 2018

  482
Agentes e orientadores de trânsito trabalham com novos uniformes para facilitar identificação

Muita gente talvez ainda não tenha notado, mas os agentes e orientadores de trânsito de Paranavaí estão trabalhando com novos uniformes. “Nós mudamos as cores dos uniformes para facilitar a identificação das equipes que estão em serviço. A partir de agora, os uniformes dos agentes de trânsito são calça e camiseta azul escura, com detalhes em amarelo e faixas refletivas (já que eles trabalham em períodos noturnos). E os uniformes dos orientadores são compostos de calça azul escura e camiseta vermelha com detalhes em azul. Assim, a população consegue encontrá-los com mais facilidade nas ruas e enxergá-los de longe”, explica o secretário de Segurança e Trânsito, Heron Radke.

 

Os novos uniformes também trazem outras duas novidades. A primeira é que as camisetas identificam se o funcionário em serviço é agente ou orientador de trânsito. A outra, é que agora todos os agentes e orientadores têm uma biriba em suas camisetas com o nome do servidor, assim como os policiais militares usam em suas fardas.

 

Além da questão da facilidade de identificação, a mudança dos uniformes faz parte de um amplo projeto de melhorias no trabalho de segurança no trânsito de Paranavaí. “Recentemente, nós adquirimos quatro motocicletas para os agentes trabalharem nas ruas de Paranavaí. Isso traz mais agilidade para a locomoção deles e facilita para atender as situações de controle de trânsito. Também estamos adquirindo duas picapes, que vão permitir carregar uma quantidade maior de cones e outros materiais usados nas fiscalizações de rua. E já estamos estudando a implantação de uma Central de Operações de Trânsito, onde a população terá um número exclusivo (118) para solicitar os serviços dos agentes”, destaca o secretário.

 

Funções - Segundo Heron, uma das grandes dificuldades enfrentadas no serviço diário é que muita gente não sabe a diferença entre as funções dos agentes e orientadores de trânsito. “Muitas vezes as pessoas não sabem nem qual é o agente e qual é o orientador. Ouvi muito dizerem ‘os azuizinhos e os marronzinhos’. É importante que a população saiba que cada um tem uma função específica, até para que possam recorrer à pessoa certa quanto precisarem fazer uma solicitação ou tirar uma dúvida”, enfatiza.

 

De acordo com o secretário, o agente é a autoridade de trânsito do município que possui o mesmo poder de multa que a Polícia Militar. “Ele ajuda a manter a ordem no trânsito e, quando necessário, aplica multas aos motoristas que falam ao celular, não fazem uso do cinto de segurança, estacionam em fila dupla e furam o sinal vermelho, sempre utilizando o bom senso. Se antes de aplicar multa ele tiver a oportunidade de orientar o motorista, é isso que ele vai fazer. Além disso, os agentes são aqueles que fazem o controle do trânsito em situações de acidentes, de grande fluxo de veículos em horários de pico, quando um semáforo para de funcionar”, esclarece. Atualmente, o município conta com 10 agentes de trânsito. Eles são os que, agora, estão usando os uniformes compostos por calça e camiseta azul escura, com detalhes em amarelo e faixas refletivas.

 

Já os orientadores de trânsito são aqueles que, agora, utilizam uniforme compostos de calça azul escura e camiseta vermelha com detalhes em azul. Eles são responsáveis unicamente por tudo o que diz respeito ao EstaR (Estacionamento Rotativo). “Os orientadores fazem a venda de cartões do EstaR, fiscalizam a sua utilização e fazem a notificação no caso de falta do cartão. Eles não tem autoridade para realizar nenhuma multa, assim como os agentes não estão autorizados a fazer a venda dos cartões do estacionamento rotativo”, detalha Heron. Atualmente, a Ditran (Diretoria de Trânsito) tem 22 orientadores trabalhando na área de cobertura do EstaR, que compreende aproximadamente 1.200 vagas de estacionamento na região central da cidade.

 

 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.