Outubro Rosa teve mais de 15.200 atendimentos exclusivos para mulheres em Paranavaí
CATEGORIA: SAÚDE - 05 DE NOVEMBRO 2018

  165
Outubro Rosa teve mais de 15.200 atendimentos exclusivos para mulheres em Paranavaí

No mês dedicado especialmente à saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde fez um total de 15.282 consultas médicas, de enfermagem e outros atendimentos como mamografias, ultrassonografias e demais exames exclusivamente para o público feminino. Segundo o balanço feito pela coordenação do programa Saúde da Mulher e da Criança, foram realizados, em média, 637 atendimentos por dia durante o Outubro Rosa.

 

“Contabilizamos 4.127 consultas de enfermagem, 6.282 consultas com médicos na Atenção Básica, 1.055 consultas em atenção especializada, 859 consultas de pré-natal, e 56 consultas de mães com bebês recém-nascidos. Também realizamos 342 mamografias e 111 ultrassonografias das mamas, além de 1.434 coletas de preventivos. Os números superaram nossas expectativas. A participação das mulheres na campanha deste ano foi muito boa. Para se ter ideia, nossa média em um mês fora de campanha é de 400 coletas de preventivo de colo de útero. Durante o Outubro Rosa a procura foi três vezes maior. O grande mérito é das equipes das UBSs, que se dedicaram ao máximo para atender a todas as mulheres que procurassem pelos serviços, trabalhando em horário estendido, fazendo atendimentos especiais aos sábados. Estamos muito contentes com o resultado”, avalia a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Águila.

 

Este ano, o mês dedicado às mulheres teve dois “Sábado Rosa”, realizados nos dias 20 e 27 de outubro. Nos dois sábados, as UBSs abriram para atendimento especial às mulheres, com oferta de exames preventivos de colo de útero, exames clínicos das mamas e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

 

O projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando internacionalmente a luta contra o câncer de mama. A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mama e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.

 

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.