Adélia: "Premiar experiências pedagógicas inovadoras e transformadoras é gratificante"
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 22 DE OUTUBRO 2018

“No primeiro discurso que fiz como secretária de Educação, usei de três palavras para expressar o meu sentimento: gratidão, respeito e generosidade. Agora é o momento de reiterar essas palavras, demonstrando nossa gratidão, respeito e generosidade com aqueles que, no dia a dia, no chão da escola, conhecem os problemas e buscam os caminhos para melhorar nossa Educação. Precisamos de cada um dos profissionais. Paranavaí precisa dos professores para educar nossos munícipes. E estar aqui hoje, podendo premiar experiências pedagógicas inovadoras  e transformadoras desenvolvidas nas escolas e CMEIs, que contribuem com a melhoria do processo de aprendizagem, elevando a qualidade de ensino, é muito gratificante”, discursou a secretária de Educação, Adélia Paixão, na última sexta-feira (19), durante a cerimônia de entrega do prêmio Educador Inovador - Compromisso com a Educação.

Na primeira edição do projeto, foram inscritos 33 projetos em cinco categorias: Educação Infantil - 0 a 3 anos (14 projetos inscritos); Educação Infantil - 4 a 5 anos (7 projetos inscritos); Alfabetização - 1º e 2º ano (4 projetos inscritos); Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º ano (5 projetos inscritos); e Educação Física (3 projetos inscritos). E durante o jantar especial em comemoração ao Dia do Professor, foram anunciados os cinco professores vencedores, um de cada categoria.

“Recebemos projetos fantásticos, com experiências vivenciadas que mudaram a realidade das escolas e CMEIs. Foi difícil selecionar os 15 finalistas para participar das bancas de avaliação. Tivemos projetos de grande destaque, dois deles foram inscritos e selecionados para serem apresentados durante o Seminário de Educação Infantil de Curitiba. As experiências de Paranavaí estão sendo levadas como referência para todo o Estado”, destacou Adélia.

Para o prefeito KIQ, que participou da entrega da premiação, a profissão do professor precisa ser muito valorizada. “Nós falamos tanto que queremos um mundo melhor, uma país melhor, uma cidade melhor. E só tem um jeito de melhorar: através da Educação. Por isso precisamos acreditar na força do professor. Educar requer muita generosidade para dar um pouco de si para cada criança e ser capaz de receber de volta a experiência que cada aluno tem para passar. Nós confiamos no trabalho de cada profissional, de cada professor, que fazer uma Educação de qualidade e humanizada em Paranavaí”, elogiou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Galvão, e o assessor do deputado estadual Tião Medeiros, Fábio Ferreira de Souza, participaram da entrega da premiação.

Conheça os 5 projetos vencedores do Prêmio Educador Inovador - Compromisso com a Educação:

Categoria Educação Infantil - 0 a 3 anos
* Meu Corpinho é uma Jóia
Professora Lisdaine dos Santos Fonseca
(CMEI Professora Alzira Mendonça Figueira)

Categoria Educação Infantil - 4 a 5 anos
* Educação para o Trânsito: ética e cidadania
Professora Elizabete Cristina Ferro Costa
(Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto)

Categoria Alfabetização - 1º e 2º ano
* Inovações com o bagaço da mandioca
Professora Joseane Valéria de Abreu Lugli Costa