Alunas são premiadas na edição especial de 10 anos do Projeto Televisando
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 17 DE OUTUBRO 2018

Alunas são premiadas na edição especial de 10 anos do Projeto Televisando

“Ética - Vamos juntos fazer um mundo melhor?”. Este foi o tema central da edição especial de 10 anos do Projeto Televisando, realizado através de uma parceria entre o Instituto GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação) e a Secretaria Municipal de Educação em todas as 19 escolas municipais. E nesta terça e quarta-feira (16 e 17), duas alunas de diferentes escolas receberam uma premiação por terem seus trabalhos escolhidos como os melhores nas categorias Ilustração e História em Quadrinhos.

A vencedora da categoria Ilustração foi a Ana Beatriz da Costa Doneda, da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, que fica no Conjunto Rogério Lorenzetti. Ela é aluna do 2º ano da professora Cíntia Rosa da Silva. Este é o segundo ano consecutivo que a escola é premiada no Projeto Televisando.

Já na categoria História em Quadrinhos, quem venceu foi a Ana Júlia Silva Sanches Gomes. Ela é aluna da professora Célia Regina Grossi Montanha da Silva no 5º ano da Escola Municipal Hermeto Botelho. A escola já participou de todas as edições do Projeto Televisando em Paranavaí e esta foi a primeira vez que foi premiada.

“Fiz uma história em quadrinhos mostrando um pai e seu filho indo ao parque de diversões. Para entrar no parque, crianças até 7 anos pagam metade do ingresso. Mas o menino falou na portaria que tinha mais de 7 anos e o pai brigou com ele, porque teve que pagar o ingresso inteiro. Então o filho disse que tinha aprendido sobre ética na escola e que não podia mentir a idade para se beneficiar”, contou a Ana Júlia.

As duas alunas e suas professoras foram premiados na etapa municipal com certificados, troféu, camisetas do projeto e um tablet para cada uma.

“A temática escolhida para este ano foi fantástica. Acredito que este é o momento certo para refletir sobre a questão da ética. É importante a criança entender que desde muito pequena ela precisa agir com ética, não usar de nenhuma manobra para se beneficiar de maneira que prejudique o outro, não mentir para ter vantagens e, acima de tudo, sempre respeitar o próximo. São valores essenciais para vivermos em sociedade. E a participação dos pais nessa discussão é primordial, pois é em casa, vendo o exemplo e ouvindo os ensinamentos dos pais, que as crianças crescem com estes valores enraizados nelas”, destacou a secretária de Educação, Adélia Paixão.

O projeto – O Televisando é um projeto que coloca reportagens veiculadas na televisão a serviço do professor, com objetivo de promover reflexão sobre diversos temas sociais relevantes. O projeto trabalha com professores e estudantes do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) das escolas públicas municipais. Este ano, foi realizada uma edição especial em comemoração aos 10 anos do projeto. Mais de mil professores de todo o Paraná participaram do Concurso Cultural com seus alunos, o que resultou em mais de 35 mil trabalhos produzidos nas categorias Ilustração e História em Quadrinhos.

“Por três meses, reportagens foram exibidas nos noticiários da RPC TV sobre a temática do projeto. A ideia foi incentivar professores, alunos e a comunidade em geral, a refletirem sobre a conduta, valores e princípios que regem a sociedade. Em sala de aula, aconteceram os debates sobre os assuntos apresentados pelo jornalismo e, após discutirem o tema na escola e com as famílias, alunos e professores inscreveram os trabalhos no Concurso Cultural”, explicou a coordenadora do projeto na região Noroeste, Luciane Travain.

“O Televisando é um projeto que acrescenta muito no trabalho do dia a dia dos professores. O mais importante e produtivo é que o professor não precisa parar seu conteúdo para desenvolver o projeto, mas pode incluir a temática dentro das discussões em sala de aula, agregando mais conhecimento, um olhar crítico e participativo dos alunos. E os trabalhos que eles inscrevem para o Concurso Cultural refletem tudo aquilo que eles aprenderam durante o projeto. São trabalhos realmente criativos, que demostram toda a dedicação e talento dos nossos alunos”, avaliou a secretária de Educação, Adélia Paixão.

O Projeto Televisando acontece em Paranavaí desde 2011. Este ano, as atividades tiveram adesão de 100% das escolas do município e envolveu mais de 250 professores com suas turmas.