Vigilância alerta perigo para epidemia de dengue e reforça cuidados
CATEGORIA: SAÚDE - 10 DE OUTUBRO 2018

  69
Vigilância alerta perigo para epidemia de dengue e reforça cuidados

A chegada do período de chuvas em Paranavaí “ligou” o alerta na Vigilância em Saúde. Com tendência de epidemias no verão, as constantes chuvas podem potencializar o crescimento de criadouros do mosquito da dengue. Para ajudar na prevenção, já está agendado para a semana do dia 5 a 9 de novembro um novo Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRA).

 

“Com a aproximação do verão e as constantes chuvas, a tendência é de que haja um crescimento no número de casos de dengue. Até o momento temos controle sobre a situação, mas não podemos relaxar e permitir que haja uma epidemia. Por isso, sempre pedimos à população para manter o quintal limpo, eliminar qualquer foco de água parada e tomar os cuidados necessários”, disse o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.

 

Até o momento, Paranavaí tem 432 casos de dengue notificados, sendo 26 desses confirmados, 395 negativados e 11 ainda aguardam resultado. O último caso de dengue positivo foi registrado no dia 26 de setembro. Também foram notificados 17 casos de zika vírus (todos negativados) e 19 de chikungunya (um deles positivado).

 

Para que haja um controle da situação, a Vigilância reforça o pedido para que a população deixe os agentes de saúde fazerem as fiscalizações. “Temos visto muitas pessoas não deixarem nossos agentes entrar nas casas. Precisamos manter a fiscalização para que não tenhamos problemas no futuro. Não deixem de atender os nossos servidores”, afirmou a diretora da Vigilância, Verônica Gardin.



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.