Procon orienta sobre cuidados na hora de comprar brinquedos para o Dia das Crianças
CATEGORIA: PROCURADORIA GERAL - 09 DE OUTUBRO 2018

  227
Procon orienta sobre cuidados na hora de comprar brinquedos para o Dia das Crianças

Com a aproximação do Dia das Crianças e o habitual período de compras de presentes, o Procon de Paranavaí orienta aos consumidores sobre alguns cuidados que se deve tomar, especialmente na hora de comprar brinquedos.

 

“Ao presentear uma criança com brinquedos, é preciso redobrar a atenção e tomar alguns cuidados. Brinquedos são produtos de certificação compulsória, ou seja, para serem comercializados necessitam do símbolo de identificação da certificação, o selo do Inmetro,  que garante ao cidadão a certeza de que esses produtos passaram por uma série de testes em laboratórios para assegurar a qualidade do material utilizado na fabricação das peças”, destaca o coordenador do Procon, Carlos Eduardo Balliana.

 

Além do selo, os consumidores devem ficar atentos a outros detalhes na hora da compra:

- observe a faixa etária para a qual o brinquedo é destinado. A idade recomendável deve estar descrita na caixa do produto;

- leia atentamente as instruções de uso e recomendações existentes nas embalagens. Muito importante: essas informações devem estar em língua portuguesa;

- se o brinquedo for à pilha (ou bateria) verifique se esta está inclusa para não frustrar a criança;

- observe se o brinquedo comprado corresponde à publicidade ou às informações descritas na embalagem;

- dê preferência aos brinquedos educativos.

 

 “Claro que a boa e velha pesquisa de preços não pode ser deixada de lado, assim como as ações costumeiras de compra como pedir a Nota Fiscal. Também é preciso ficar atento aos juros das compras parcelas e pedir um desconto à vista – tudo o que ajuda a evitar o endividamento”, frisa Balliana.

 

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.