11 UBSs abrem em horário especial esta semana para realização de exames preventivos
CATEGORIA: SAÚDE - 08 DE OUTUBRO 2018

  85
11 UBSs abrem em horário especial esta semana para realização de exames preventivos

Outubro é o mês de atenção especial à Saúde da Mulher. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Mulher e da Criança, preparou um cronograma de serviços e horários especiais de atendimento para um trabalho de prevenção extra às mulheres de Paranavaí.

 

Durante todo o mês, as UBSs estarão oferecendo atendimento em horários especiais para as mulheres. “Nós fizemos um cronograma e cada dia da semana uma ou duas UBS vão atender especialmente as mulheres em horário diferenciado, das 17h às 19h. As mulheres poderão fazer os exames e ainda receber orientações sobre o câncer de mama e de útero”, explica a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Salvadego Águila.

 

As mulheres que trabalham no comércio, podem agendar atendimento para fazer os exames preventivos na UBS Central. O atendimento especial às trabalhadoras do comércio está sendo realizado todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 7h às 16h. Basta ligar para o telefone 3422-5105 e agendar seu horário. “Durante o atendimento, as mulheres poderão fazer os exames preventivos de câncer de cólo de útero, exame clínico das mamas, e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais”, ressalta Mariana.

 

Luta contra o câncer - Em 2017, a Secretaria de Saúde realizou 4.655 exames preventivos e 3.204 mamografias em mulheres de Paranavaí. No total, 38 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e 15 com câncer de cólo de útero. Infelizmente, 12 mulheres morreram no ano passado em Paranavaí, vítimas do câncer de mama, e outras 5 em decorrência do câncer de cólo de útero.

 

“É muito importante que as mulheres façam os exames preventivos corretamente, especialmente as mulheres com idades entre 25 a 69 anos, que já tiveram relações sexuais ou que têm histórico de câncer na família. Quando os exames preventivos são feitos e verificamos qualquer alteração, os resultados são encaminhados imediatamente para um médico especializado, que fará o encaminhamento para o tratamento. Se diagnosticado precocemente, nas fases iniciais, o câncer de mama e o de cólo de útero têm 95% de chances de cura”, frisa.

 

O projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando internacionalmente a luta contra o câncer de mama. A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mama e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.

 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.