Mais de 900 crianças participam do projeto Folclore: Cultura Brasileira na Escola A
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 11 DE SETEMBRO 2018

Mais de 900 alunos da Educação Infantil que estudam nos CMEIs (Centros de Educação Infantil), creches conveniadas e escolas municipais, estão participando das apresentações do Projeto “Folclore: Cultura Brasileira na Escola”. Crianças de 0 a 5 anos esbanjam talento no palco do salão da Casa da Criança, mostrando aos pais tudo que aprenderam nas aulas através de danças, música, poesia, teatro, imitações e brincadeiras de roda. As apresentações estão acontecendo nesta terça e quarta-feira (11 e 12 de setembro).

O projeto é coordenado pelas supervisoras pedagógicas da Educação Infantil, Mary Gislaine Gabriel da Cruz e Bruna Kathyusca Santana. “O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. A ideia do projeto é levar conhecimento e compreensão sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas etc.”, explicaram as supervisoras.

Durante os meses de julho e agosto, 37 turmas da Educação Infantil, com alunos da faixa etária de 0 a 5 anos, trabalharam o tema em sala de aula. As crianças aprenderam cantigas, provérbios, ditos populares, frases de para-choque de caminhão, artesanato, parlendas, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros elementos do folclore brasileiro. O projeto termina esta semana, com as apresentações de uma turma de cada instituição de ensino.

“Este projeto tem a intenção de trazer às crianças reflexões sobre o dia-a-dia delas, incentivando as brincadeiras tradicionais. Se não tomarmos cuidados, nós teremos as crianças apenas nos celulares, iPads, computadores, esquecendo de brincar, dos jogos simples, das cantigas de roda, que também socializam, desenvolvem o psicomotor e incentivam a leitura. Hoje vamos as crianças participando caracterizadas, dispostas, e com uma alegria contagiante. Isso é muito especial”, avaliou a secretária de Educação, Adélia Paixão.