LIRA de 0,9% aponta baixo risco de infestação do Aedes Aegypti em Paranavaí
CATEGORIA: SAÚDE - 06 DE JULHO 2018

  107
LIRA de 0,9% aponta baixo risco de infestação do Aedes Aegypti em Paranavaí

A Vigilância em Saúde finalizou hoje o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRA). Com situação de baixo risco, a infestação por larvas do mosquito que transmite a dengue, zika vírus e febre chikungunya ficou em 0,9%. Isso significa que de cada 1.000 imóveis vistoriados, em apenas nove foram encontrados focos de dengue.

 

O índice ficou abaixo do máximo tolerável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Porém, segundo o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho, parte desse resultado se deve à baixa quantidade de chuvas na cidade. “Quase não choveu nesses meses, por isso o resultado foi baixo. Mesmo assim, durante esse período de estiagem, o mosquito continua depositando os ovos e, com a chuva, eles se reproduzem e os índices voltam a crescer”, explicou.

 

Dois setores da cidade apresentaram maior índice de infestação do mosquito: Vila Operária e Jardim Simone com 1,5%; e Ouro Branco com 1,1%. “Precisamos continuar com o mesmo ritmo de trabalho e não permitir que nossa cidade viva uma nova epidemia. Nos locais que foram encontrados o maior número de focos, equipes da Vigilância em Saúde já estão trabalhando para eliminar o máximo de focos possíveis”, disse Randal.

 

Foram visitados 2.157 imóveis durante essa semana. As pessoas que tiverem focos de dengue em seus imóveis e não acabarem com eles estarão sujeitas a multas de R$ 400,00, valor que pode ir dobrando a cada reincidência.

 

“Pedimos que os construtores e pedreiros tomem todo o cuidado com tambores expostos e piscinas em construção, pois o acúmulo de água aumenta a possibilidade de proliferação do mosquito. Além disso, também pedimos que os comerciantes tenham cuidado com sacolas e isopores e, se possível, que determine um funcionário para fazer inspeção diária no quintal e lugares que podem acumular água. Precisamos ter atenção redobrada a partir de agora”, finalizou Randal.

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.