Educação divulga instrução para expediente nas escolas e creches em dias de jogos do Brasil
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO - 29 DE JUNHO 2018

Com base no Decreto nº 18.976/2018 publicado pela Prefeitura nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial, a Secretaria de Educação de Paranavaí elaborou um documento de Instrução que determina os horários especiais de funcionamento das escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) em dias de jogos do Brasil nas próximas etapas da Copa do Mundo FIFA 2018.

Para o jogo da próxima segunda-feira, dia 2 de julho, quando o Brasil disputa as oitavas de final contra o México às 11h, o funcionamento das instituições educacionais ficou assim definido: os CMEIs funcionarão das 7h30 às 10h30, retornando no período vespertino das 14h às 18h. Caso o jogo não seja definido no tempo normal, seguindo para a prorrogação, o expediente vespertino terá reinício às 15h, no horário de Brasília.

As escolas em período integral também terão suas atividades da manhã das 7h30 às 10h30, retornando no período vespertino das 14h às 17h30. Caso o jogo não seja definido no tempo normal, seguindo para a prorrogação, o expediente vespertino terá reinício às 15h, com término às 17h30.

Já as escolas com atendimento parcial funcionarão das 7h30 às 10h30 para alunos do período matutino, e das 14h às 17h30 no período vespertino. Caso o jogo não seja definido no tempo normal, seguindo para a prorrogação, o expediente vespertino terá reinício às 15h, com término às 17h40.

Para os dias úteis em que o jogo da seleção brasileira for às 15h, o expediente nos CMEIs e escolas de período integral será das 7h30 às 14h, e nas escolas com atendimento parcial, das 7h30 às 11h30. Nestes dias não haverá aulas no período da tarde.

Demais repartições públicas - A Prefeitura de Paranavaí publicou nesta sexta-feira, dia 29, um novo Decreto (nº 18.976/2018) que dispõe sobre o funcionamento das repartições públicas municipais em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo FIFA 2018. O novo Decreto considera as possibilidades de horários de jogos conforme a seleção brasileira vá avançando na competição. Assim como no Drecreto anterior, nos dias úteis de jogos do Brasil na Copa, o município está garantindo o atendimento à população com expediente de pelo menos 6 horas.

Segundo o Decreto, nos dias úteis em que o jogo da seleção brasileira for às 11h (horário de Brasília), o expediente das repartições públicas municipais será das 8h às 10h30 e das 14h às 17h30. Caso o jogo não seja definido no tempo normal, seguindo para a prorrogação, o expediente será das 8h às 10h30 e das 15h às 18h. Já nos dias úteis em que o jogo for às 15h, o expediente será ininterrupto, das 8h às 14h.

Ainda conforme o Decreto, os postos de saúde farão um horário diferente, mas também garantindo pelo menos  6 horas de atendimento ao público. nos dias úteis em que o jogo da seleção brasileira for às 11h (horário de Brasília), o expediente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) será das 7h às 10h30 e das 14h às 17h. Caso o jogo não seja definido no tempo normal, seguindo para a prorrogação, o expediente será das 8h às 10h30 e das 15h às 17h30. Já nos dias úteis em que o jogo for às 15h, o expediente será ininterrupto, das 7h às 14h.

Os setores que prestam serviços considerados essenciais à população, como o Pronto Atendimento Municipal, a Ditran e a Guarda Municipal, devem funcionar normalmente dentro da escala de plantão de atendimento.