Prefeitura trabalha projeto de educação no trânsito em escola municipal
CATEGORIA: PATRIMÔNIO PÚBLICO E TRÂNSITO - 27 DE JUNHO 2018

Prefeitura trabalha projeto de educação no trânsito em escola municipal

A Prefeitura de Paranavaí trabalha desde o início do ano com um projeto experimental na Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto. Com o intuito de disseminar o conhecimento de trânsito às crianças, o projeto “Ética, Cidadania e Educação para o Trânsito” está sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação.

Criar uma cultura de respeito às leis de trânsito nas crianças é um dos objetivos do projeto. “Esperamos que, através das crianças, todo esse conhecimento chegue aos pais também. Além disso, estamos trabalhando o futuro das crianças, já que daqui alguns anos todos serão condutores”, disse o secretário de Segurança e Trânsito, Heron Radke.

Os Guardas Municipais passam de sala em sala para trabalhar com as crianças temas como: respeito aos idosos, bullying, pedofilia e cuidado com o patrimônio público. Já os Agentes de Trânsito trabalham temas como uso da faixa de pedestres, importância do uso do cinto de segurança, proibição do uso do celular enquanto dirige e entre outros temas. As palestras são realizadas com a ajuda dos professores.

Alunos de 4 a 12 anos participam do projeto e recebem semanalmente as visitas dos guardas municipais e agentes de trânsito. Para a diretora da escola, Sidineia Caetano Figueiredo, os resultados têm sido muito satisfatórios. “Essas aulas serviram para mudar o pensamento dos pais e crianças sobre o trânsito. Aumentou o respeito pelas instituições e podemos perceber que diminuiu o número de infrações. As crianças agora estão cobrando dos pais, estão sempre de olho no que estão fazendo”.

Por enquanto, apenas a Escola Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto possui esse trabalho, mas as secretarias já estudam a implantação do projeto nas outras escolas municipais. “Esse é um projeto piloto, por isso, está sendo executado apenas na escola do Conjunto Luiz Lorenzetti. Porém, devido aos resultados que temos percebido, já estudamos expandi-lo para as demais escolas municipais”, afirmou Heron.

“Assumimos o compromisso de substituir os radares móveis por radares fixos e investir em educação no trânsito. Desde o início da administração temos trabalhado para colocar esses projetos em prática, e vemos que estamos no caminho certo”, disse o prefeito KIQ.