Com investimentos históricos, Prefeitura totaliza 300 mil m2 de recape em Paranavaí
CATEGORIA: INFRAESTRUTURA - 27 DE JUNHO 2018

Os investimentos em infraestrutura já alcançaram recordes históricos em Paranavaí. Em pouco mais de 18 meses, a atual administração realiza o maior programa de recapeamento asfáltico da história da cidade, com mais de 300 mil m² de ruas e avenidas já inclusas no cronograma de obras. Os investimentos são de mais de R$ 30 milhões.

A lista de obras é extensa e conta com antigas reivindicações da população. Os problemas com buracos no asfalto, um dos maiores motivos de reclamação, estão sendo solucionados. Com a parceria do deputado estadual Tião Medeiros, a Prefeitura de Paranavaí já recebeu desde o início de 2017 quase R$ 15 milhões para obras de infraestrutura.

“Apenas para obras de recape os valores superam a marca de R$ 9 milhões. Vamos conseguir recuperar a malha asfáltica do São Jorge e Populares, dos jardins Simone, Oásis, Morumbi, Ipê e Distrito de Sumaré. É um investimento necessário e que terá grande impacto na vida de cada cidadão”, valorizou Tião Medeiros.

A obra de duplicação da rodovia de acesso à Tamboara, que vai favorecer quase 7 mil pessoas nos novos conjuntos habitacionais, e a pavimentação de todas as ruas dos jardins Jequitibá e Vista Alegre vão atender uma comunidade carente de atenção do município. Juntas, as duas obras têm valores aproximados de R$ 5,5 milhões.

Para o prefeito KIQ, as obras terão grande impacto na vida de pessoas que conseguiram sua casa própria, mas não a infraestrutura necessária para se viver com qualidade. “Atualmente, os moradores da região têm uma série de dificuldades para chegar e sair de suas casas. As pessoas sofrem por conta de um mau planejamento. Queremos resolver isso com uma avaliação em longo prazo, não sair fazendo obras sem a estrutura necessária. Os moradores dos novos conjuntos merecem melhores condições”, afirmou o prefeito.

Sobre os jardins Jequitibá e Vista Alegre, o prefeito diz que a obra é uma necessidade há muitos anos. “Os primeiros moradores daquele bairro já estão lá há cerca de 20 anos. Em todo esse tempo, ninguém conseguiu planejar a pavimentação do bairro, fazendo com que aquelas pessoas sofressem com o pó e a lama. Vamos acabar com isso”, garantiu KIQ.

Outras duas demandas apresentadas pelo prefeito KIQ foram contempladas para melhorias na área da infraestrutura pelo Governo do Estado. A primeira é o recapeamento de toda a extensão da Avenida Heitor de Alencar Furtado, principal via da cidade, que terá investimentos de cerca de R$ 5 milhões. E a segunda obra é a recuperação do asfalto no trecho entre os distritos de Graciosa e Mandiocaba, que terá investimentos de R$ 3,5 milhões do governo e mais R$ 400 mil de contrapartida do município.

Recursos próprios – Nem só de convênios e parcerias sobrevive a Prefeitura. A Secretaria de Infraestrutura, com recursos próprios do município, criou o Projeto Reperfilar, um programa extenso e de qualidade que está resolvendo o problema do asfalto de Paranavaí.

Depois do sucesso na primeira fase, que recuperou 30 quilômetros de asfalto e teve investimento de R$ 1,8 milhão, o município já está licitando a 2ª fase (R$ 2,3 milhões) e tem programada a 3ª fase (R$ 2,9 milhões) para o fim do ano. “Somente com esse projeto temos um investimento estimado de R$ 7 milhões. O prefeito KIQ se comprometeu a desde o início de sua gestão a priorizar a infraestrutura, e temos visto que isso tem se cumprido”, enalteceu o secretário de Infraestrutura, Renato Dultra.

Ainda segundo o secretário, alguns problemas precisam ser resolvidos, mas é notável a diferença no asfalto da cidade. “Vivemos outra realidade em relação ao asfalto, conseguimos alcançar resultados expressivos e melhorar a qualidade das ruas. Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, mas basta andar pela cidade para perceber a diferença”, afirmou Renato.

Controle de qualidade – Para aumentar o poder de fiscalização da população e melhorar o sistema de controle da Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a empresa Peker, utiliza o aplicativo “Gemap”, que mapeia a situação do asfalto em cada rua de Paranavaí.

O aplicativo é uma medida inovadora e já está trazendo inúmeros benefícios ao serviço público. “Ter um aplicativo que mapeia o asfalto da cidade em uma plataforma moderna e ágil facilita o nosso trabalho. Conseguimos chamar a atenção de grandes cidades que também precisam aperfeiçoar os serviços. Esse interesse mostra o quanto nossa decisão foi acertada e como Paranavaí possui uma gestão realmente preocupada em resolver os problemas da cidade”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Darlan Alves.

Um dos motivos de interesse de outras cidades fica por conta das opções dadas pelo aplicativo aos agentes de campo e moradores de cada região da cidade. O agente de campo pode classificar e qualificar cada rua e quando houver um trecho já mapeado, é possível atualizar. “Essa opção nos permite um compartilhamento em tempo real das informações, e é claro que qualquer cidade que tenha algum tipo de problema com asfalto, como nós, se interessa por isso”, disse o secretário.

Para Darlan, “o aplicativo vai nos permitir fazer uma escala de trabalho técnica e justa, a população vai poder fiscalizar com mais facilidade, pois todas as informações do contrato estarão disponíveis. O aplicativo será disponibilizado para a população ajudar a prefeitura a fiscalizar a qualidade do asfalto na 2ª etapa do projeto. Por enquanto, estamos fazendo o lançamento de dados no sistema, cadastrando ruas, contratos e todas as informações necessárias. Neste momento é um processo interno, mas em breve toda a população terá acesso ao aplicativo”, finalizou Darlan.