Escolas e creches também terão horário especial de expediente em dias de jogos do Brasil
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 14 DE JUNHO 2018

Com base no Decreto nº 18.980/2018 publicado pela Prefeitura nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial, a Secretaria de Educação de Paranavaí elaborou um documento de Instrução que determina os horários especiais de funcionamento das escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) em dias de jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2018.

No dia 22 de junho (sexta-feira), quando o Brasil disputa a segunda partida da Copa contra a Costa Rica às 9h, o funcionamento das instituições educacionais ficou assim definido: os CMEIs funcionarão das 12h às 18h; as escolas em período integral também terão suas atividades das 12h às 18h para os servidores (agentes de conservação, cozinheiras, agentes de apoio educacional, equipe pedagógica e administrativa), exceto para os professores, que terão sua jornada normal das 13h às 17h; e as escolas com atendimento parcial funcionarão das 13h30 às 17h30 para alunos e professores - para os demais servidores o início das atividades será às 12h e deverão ser cumpridas 6 horas de trabalho ininterruptas, conforme o Decreto Municipal. Portanto,  neste dia não haverá aulas ou atendimento nos CMEIs no período da manhã.

Já no dia 27 de junho (quarta-feira), o terceiro jogo do Brasil será contra a seleção das Sérvia, às 15h. Neste dia, o funcionamento das instituições educacionais foi definido pela instrução desta maneira: os CMEIs e as escolas em período integral funcionarão das 7h30 às 14h; e as escolas com atendimento parcial funcionarão das 7h30 às 11h30 para alunos e professores - para os demais servidores o término das atividades será às 14h, desde que cumpridas 6 horas de trabalho ininterruptas, conforme o Decreto Municipal. Portanto,  neste dia não haverá aulas ou atendimento nos CMEIs no período da tarde.

Demais repartições públicas - Conforme o Decreto nº 18.920/2018, nos dias úteis de jogos do Brasil na Copa o município está garantindo o atendimento à população com expediente de 6 horas ininterruptas, sem intervalo para almoço. O Decreto regulamenta os horários de expediente para os jogos da primeira fase da Copa, que acontecem neste mês de junho.

No dia 22 de junho, todos os servidores municipais vão trabalhar das 12h às 18h, inclusive nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), e não haverá expediente no período da manhã.

Já no dia 27 de junho, o expediente dos servidores municipais será ininterrupto das 8h às 14h e não haverá expediente no restante da tarde. Somente os postos de saúde, que normalmente abrem uma hora mais cedo, terão horário diferente das demais repartições públicas municipais - o expediente nas UBSs será das 7h às 13h.

Os setores que prestam serviços considerados essenciais à população, como o Pronto Atendimento Municipal, a Ditran e a Guarda Municipal, devem funcionar normalmente dentro da escala de plantão de atendimento.

A próxima etapa da Copa será no mês de julho e, conforme o desempenho da seleção brasileira, serão determinados os horários especiais de trabalho através de um novo Decreto, de acordo com os horários das partidas.