Prefeitura determina horários especiais de expediente em dias de jogos do Brasil
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO - 13 DE JUNHO 2018

A Prefeitura de Paranavaí publica nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial, o Decreto nº 18.920/2018, que dispõe sobre o funcionamento das repartições públicas municipais em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo FIFA 2018. Nos dias úteis de jogos, o município está garantindo o atendimento à população com expediente de 6 horas ininterruptas, sem intervalo para almoço. “A ideia é que os servidores possam acompanhar as partidas sem prejudicar o atendimento ao público”, explica o secretário Hugo Morgado Braga.

O Decreto regulamenta os horários de expediente para os jogos da primeira fase da Copa, que acontecem neste mês de junho. O primeiro jogo da seleção brasileira será no dia 17 de junho, domingo, às 15h, contra a Suíça. Por ser em um domingo, este jogo não muda em nada a questão do expediente das repartições públicas municipais.

A segunda partida será contra a Costa Rica no dia 22 de junho, sexta-feira, às 9h. Neste dia, todos os servidores municipais vão trabalhar das 12h às 18h, inclusive nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), e não haverá expediente no período da manhã.

O terceiro jogo do Brasil nesta primeira fase da Copa do Mundo será no dia 27 de junho, quarta-feira, às 15h, contra a seleção da Sérvia. Neste dia, o expediente dos servidores municipais será ininterrupto das 8h às 14h e não haverá expediente no restante da tarde. Somente os postos de saúde, que normalmente abrem uma hora mais cedo, terão horário diferente das demais repartições públicas municipais - o expediente nas UBSs será das 7h às 13h.

Os setores que prestam serviços considerados essenciais à população, como o Pronto Atendimento Municipal, a Ditran e a Guarda Municipal, devem funcionar normalmente dentro da escala de plantão de atendimento.

“Determinamos o horário especial para os dias de jogos nesta primeira fase da competição. A próxima etapa da Copa será no mês de julho e, conforme o desempenho da seleção brasileira, nós vamos determinar o horário de trabalho através de um novo decreto, de acordo com os horários das partidas”, frisa Hugo.

Educação - Com base no Decreto nº 18.980/2018, a Secretaria de Educação de Paranavaí elaborou um documento de Instrução que determina os horários especiais de funcionamento das escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) em dias de jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2018.

No dia 22 de junho (sexta-feira), quando o Brasil disputa a segunda partida da Copa contra a Costa Rica às 9h, o funcionamento das instituições educacionais ficou assim definido: os CMEIs funcionarão das 12h às 18h; as escolas em período integral também terão suas atividades das 12h às 18h para os servidores (agentes de conservação, cozinheiras, agentes de apoio educacional, equipe pedagógica e administrativa), exceto para os professores, que terão sua jornada normal das 13h às 17h; e as escolas com atendimento parcial funcionarão das 13h30 às 17h30 para alunos e professores - para os demais servidores o início das atividades será às 12h e deverão ser cumpridas 6 horas de trabalho ininterruptas, conforme o Decreto Municipal. Portanto,  neste dia não haverá aulas ou atendimento nos CMEIs no período da manhã.

Já no dia 27 de junho (quarta-feira), o terceiro jogo do Brasil será contra a seleção das Sérvia, às 15h. Neste dia, o funcionamento das instituições educacionais foi definido pela instrução desta maneira: os CMEIs e as escolas em período integral funcionarão das 7h30 às 14h; e as escolas com atendimento parcial funcionarão das 7h30 às 11h30 para alunos e professores - para os demais servidores o término das atividades será às 14h, desde que cumpridas 6 horas de trabalho ininterruptas, conforme o Decreto Municipal. Portanto,  neste dia não haverá aulas ou atendimento nos CMEIs no período da tarde.