Campanha do lixo eletrônico coletou mais de 1.300 equipamentos
CATEGORIA: MEIO AMBIENTE - 11 DE JUNHO 2018

Campanha do lixo eletrônico coletou mais de 1.300 equipamentos

A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), realizou na última semana uma campanha para coletar lixo eletrônico (e-lixo) em Paranavaí e o resultado foi surpreendente. Em apenas dois dias, foram coletados 1.357 equipamentos na Praça dos Pioneiros.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz, a quantidade de materiais levados surpreende. “A procura por parte da população foi muito grande, não esperávamos isso. Todos esses equipamentos foram coletados e levados até uma cooperativa”, afirmou.

O e-lixo, como é chamado, é considerado um grande problema para o meio ambiente e para a saúde. Estes produtos são constituídos por materiais que possuem metais pesados altamente tóxicos, denominados vilões silenciosos. Se descartados incorretamente, estes equipamentos possuem substâncias químicas em suas composições que podem provocar contaminação do solo, do ar e da água.

Foram coletados os seguintes itens: CPUs, ventiladores, aparelhos de DVD e Vídeo Cassete, receptores, rádios, fontes, micro-ondas, televisores, monitores, panelas elétricas, roteadores, impressoras, toners, notebooks, celulares, telefones fixos e sem fio, brinquedos, carregadores de celular, pilhas, baterias, máquinas fotográficas e entre outros.

Secretaria realiza plantio de árvores pela cidade – A Secretaria de Meio Ambiente também iniciou nos últimos dias uma ação de plantio de mudas de árvores e pintura de meio-fio em diversos locais da cidade. Os primeiros escolhidos foram a Avenida Parigot de Souza (aproximadamente 60 mudas) e a Praça do Teatro Municipal Altino Afonso Costa.

“A cada semana vamos realizar essa ação pela cidade, sempre intercalando entre uma avenida da cidade e uma praça. Precisamos melhorar a arborização de Paranavaí e o plantio dessas mudas vai ajudar consideravelmente, além de deixar alguns pontos da cidade mais bonitos”, disse Ramiro.