Esta é a última semana para os grupos prioritários se vacinarem contra a gripe
CATEGORIA: SAÚDE - 04 DE JUNHO 2018

  204
Esta é a última semana para os grupos prioritários se vacinarem contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou na semana passada a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Gripe até o próximo sábado, dia 9 de junho. A decisão foi tomada levando em consideração a dificuldade para locomoção da população devido à falta de combustível causada pelas paralisações nas estradas. Sendo assim, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários desta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, têm apenas mais esta semana para se vacinar.

 

“Além das dificuldades de locomoção, a vacinação de alguns grupos prioritários continua abaixo do esperado. É o caso das crianças de 6 meses a 4 anos. Em Paranavaí, só 70% deste grupo foi imunizado até a última quarta-feira (30), véspera de feriado. As temperaturas começaram a baixar mais nos últimos dias e os pais precisam entender que as crianças são mais frágeis, com menos resistência. Elas precisam ser vacinadas para terem menor risco de complicações, caso tenham contato com o vírus da gripe”, destaca a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

 

Em Paranavaí, a expectativa é de vacinar 21.064 pessoas dos grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha. Até agora, mais de 3 mil pessoas ainda não receberam a dose da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2).

 

Para ser imunizado, basta procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. É necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar ainda a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença), e o professores precisam apresentar a declaração da instituição de ensino onde trabalham (timbrada, assinada e carimbada pelo diretor).

 

Familiares que têm pacientes acamados, deverão entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.

 

Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, pelo do telefone 3423-7084.

 

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.