Secretaria busca parcerias para combate à formiga-cortadeira
CATEGORIA: AGRICULTURA - 30 DE MAIO 2018

Secretaria busca parcerias para combate à formiga-cortadeira

A Secretaria de Agricultura reuniu nesta quarta-feira (30) diversos órgãos do município para discutir possibilidades no combate à formiga-cortadeira em Paranavaí. A infestação dessa formiga pode causar danos ao meio ambiente e prejuízo aos produtores rurais, por isso, a secretaria procura alternativas para evitar o aumento no número de reclamações.

“Sabemos que existem casos tanto na área rural como na área urbana. Na área rural, é permitido utilizar agrotóxicos (veneno) para exterminar a formiga, porém, na área urbana não podemos utilizar. Mesmo assim, estamos fazendo o possível para combater esse problema”, disse o secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa.

O secretário pediu ao Sindicato Rural que fizesse contato com os produtores rurais e ressaltasse a importância no combate à formiga-cortadeira. “Vamos colocar técnicos da Secretaria de Agricultura para localizar as áreas com infestação e denunciar à Adapar que é o órgão responsável pelas notificações e fiscalizações”, afirmou Tarcísio.

Além da fiscalização e o combate à formiga, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento pretende realizar uma campanha educativa de conscientização. “É importante o trabalho em toda a região da Amunpar, assim nenhum município ficará prejudicado”, disse o diretor regional da Seab, Gabriel Back.

A reunião realizada na sede da Secretaria de Agricultura contou com a participação de representantes do Sindicato Rural, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.