Capacitação discutiu garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de abuso
CATEGORIA: ASSISTÊNCIA SOCIAL - 25 DE MAIO 2018

Para continuar debatendo a temática do “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e organizações da Sociedade Civil, realizaram nesta sexta-feira (25) uma capacitação para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos no auditório da Unespar. Durante todo o dia, profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde, Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos participaram de palestras, workshops e debates com relação à política de atendimento à criança e ao adolescente em situação de abuso ou exploração sexual.

Para a secretária de Assistência Social do município, Tasiane Cristina de Souza, “ver todos as pessoas envolvidas com a Rede de Proteção participando de uma capacitação como esta, é muito importante. O nosso palestrante, professor Uilson, veio para trazer informações fundamentais e transmitir um pouco da sua capacidade técnica para nos dar algum apoio nas ações aqui em Paranavaí. Ver uma criança sendo vitimizada, rotulada, me entristece. E para que isso não aconteça, nós precisamos nos qualificar para atuar com essas crianças, adolescentes e as famílias”.

Na avaliação da juíza da Vara da Família de Paranavaí, Dra. Eveline Soares, “este tema é muito urgente e hoje é uma das principais demandas na Vara da Infância. A prática não abuso sexual contra crianças e adolescentes não estão mais tão distante de nós. Os números muitas vezes são assustadores. Muitas pessoas ainda tendem a se calar, mas ficamos felizes de ver todos os órgãos da Rede de Proteção tão envolvidos e engajados em trabalharmos para proteger as crianças e adolescentes vítimas de abuso em Paranavaí. Só posso parabenizar a coordenação do evento pela coragem de debater um tema tão delicado como este”, destacou.

A vice-prefeita, Jeanne Kato, enfatizou a importância de se identificar os casos de abuso contra crianças e adolescentes. “Muitos estudos apontam que uma criança que é molestada cresce com marcas de desvios comportamentais muito fortes, com tendências violentas, com dificuldade para discernir entre o certo e o errado. Por isso, precisamos ficar atentos às necessidades das crianças e adolescentes do nosso município, aprender a identificar quando uma criança sofre abuso e não consegue revelar isso, saber como lidar com essa situação, como cuidar dessa criança e da sua família. Essa união de forças é fundamental”, apontou.

A capacitação foi realizada como uma sequência das atividades especiais em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). No período da manhã, os participantes assistiram a uma palestra com o consultor, assessor e professor da disciplina de Políticas Públicas, Uilson José Gonçalves Araújo sobre o “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.