Prefeito KIQ dá posse aos 32 membros do CMDCA
CATEGORIA: ASSISTÊNCIA SOCIAL - 22 DE MAIO 2018

Prefeito KIQ dá posse aos 32 membros do CMDCA

“Sabemos o quão custoso é participar de um trabalho como este, deixando o cuidado até da própria família para cuidar de outras famílias. Já vi muitas situações de violação de direitos de crianças e adolescentes. Às vezes nós conseguimos falar de quantas pessoas atendemos em situação de risco, mas é difícil conseguir mensurar quantas pessoas foram salvas através deste mesmo trabalho, quantas pessoas protegemos e evitamos que sofressem algum tipo de violência. O trabalho de um membro de Conselho é muito importante e participar de uma política de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes é, com certeza, uma das ações mais dignas e importantes que vocês podem ter”, destacou o prefeito KIQ nesta terça-feira (22), quando deu posse aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O Conselho é composto de 32 membros titulares e suplentes, sendo 16 deles representantes da sociedade civil (da proteção social especial e básica, organizações de defesa e garantia de direitos e de apoio às entidades e sindicato dos trabalhadores), e outros 16 representantes do Poder Público. Todos foram nomeados para um mandato de dois anos.

Para a secretária de Assistência Social, Tasiane Cristina de Souza, “a Rede Proteção à Criança e ao Adolescente de Paranavaí é bastante participativa. Temos muitos desafios, mas estamos caminhando. Esse engajamento de todos mostra o quanto nós estamos evoluindo na política de atendimento à criança e ao adolescente, e esperamos conseguir avançar ainda mais”, enfatizou.

“Este ano nós conseguimos ampliar a participação dos membros no CMDCA, com a entrada da OAB no Conselho, que é um fator muito importante. O aceite de cada um aqui para estar à frente deste trabalho é fundamental. É um trabalho difícil, a gestão financeira é desafiadora, e a violência está vindo cada vez com mais força. Cada movimento que fazemos de uma orientação em sala de aula, ou um acompanhamento nas entidades, descobrimos mais crianças com seus direitos violados de forma absurda. Se não fosse essa Rede de Proteção, seria bem pior. Não conseguimos fazer tudo que gostaríamos, mas já é possível ajudar a proteger essas crianças e adolescentes. Estamos no caminho, até muito à frente da nossa região e de municípios maiores”, destacou Silvânia Maria de Souza Dias, em nome dos membros do Conselho.

Saiba quem são os membros do CMDCA - Gestão 2018-2020:

REPRESENTAÇÃO GOVERNAMENTAL

- Vanderlei Peres

REPRESENTAÇÃO SOCIEDADE CIVIL

Proteção Social Especial

Titulares: - Ângela Carvalho Kotsubo (APAE)

- Maísa Machado (Com. Católica Emanuel)

Suplentes: - Rosilene Barbosa Navarro de Paula (APAE)

- Lilian Lima Fernandes (Com. Católica Emanuel)

Proteção Social Básica

Titulares: - Priscila Alves Barbosa de Abreu (APMI)

- Maira Andressa Nielsen Sarabia Scoz (APDE)