Mais de 90% dos casos repassados à Ouvidoria foram respondidos
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO - 10 DE MAIO 2018

Mais de 90% dos casos repassados à Ouvidoria  foram respondidos

Um balanço realizado esta semana pela Ouvidoria Municipal apontou que 91,13% dos protocolos de atendimento abertos entre os meses de janeiro e abril deste ano foram respondidos. Somente neste primeiro quadrimestre, foram 2.909 solicitações – 2.651 finalizadas. “Isso dá uma média de aproximadamente 35 solicitações feitas por moradores todos os dias, ou seja, mais de 700 pedidos por mês”, destaca chefe da Ouvidoria Municipal, Sérgio Rubens José.

O setor de Iluminação Pública é o que tem mais solicitações e também maior resolutividade. Foram 1.068 protocolos, 1.049 atendidos com um prazo até menor do que o estipulado (98,22%). “Cada setor tem um tempo de resposta às solicitações que são repassadas. No caso da iluminação pública, o atendimento é muito rápido. O prazo que damos é de até cinco dias, mas na maioria das vezes as equipes dão resposta aos problemas no mesmo dia ou em até dois dias após a solicitação”, explica Sérgio.

O setor de Fiscalização é o segundo com mais solicitações de solução para problemas como mato alto, obstrução e defeitos em calçadas e acúmulo de materiais (entulho). Foram 573 protocolos abertos na Ouvidoria Municipal, 565 (98,60%) respondidos. Em seguida, está o setor de Meio Ambiente, com 360 pedidos e taxa de resposta de 73,33% (264). O quarto setor com maior número de solicitações é o da Infraestrutura, com pedidos para limpeza de bocas de lobo entupidas ou quebradas, e soluções para buracos ou problemas no asfalto. Entre janeiro e abril foram 320 solicitações para o setor, 260  respondidas (81,25%).

Para o Ouvidor do município, os números mostram que o serviço é eficiente. O problema é que muitas das reclamações e pedidos da população não chegam até a Ouvidoria. “As pessoas ligam bravas nas rádios, procuram a TV, postam desabafos nas redes sociais, mas na realidade nunca abriram um protocolo para que seu problema fosse solucionado através do canal responsável, que é a Ouvidoria. Nós não registramos protocolos através das mídias. A pessoa precisa obrigatoriamente acessar a Ouvidoria através de um dos telefones disponíveis ou pessoalmente no nosso setor. Se o cidadão liga nas rádios, faz sua reclamação ao vivo, mas não protocola sua reclamação na Ouvidoria, o município na verdade não toma conhecimento de que tem aquela situação para atender. É preciso entender que é só através da Ouvidoria que a população tem a garantia de ter suas reclamações atendidas. Se as pessoas protocolarem as reclamações e tiverem paciência, o resultado logo chega”, frisa Sérgio Rubens.

Para protocolar solicitações junto à Ouvidoria Municipal, basta usar um dos canais de atendimento direto, que são os telefones 156 ou 3421-2323, ramal 1208. O cidadão também pode mandar uma mensagem pelo Whatsapp no telefone 99914-1389. Ainda é possível procurar atendimento pessoalmente na sala da Ouvidoria, que fica no segundo andar da Prefeitura de Paranavaí.