Programação do Maio Amarelo terá blitz educativa, panfletagem e passeata
CATEGORIA: PATRIMÔNIO PÚBLICO E TRÂNSITO - 03 DE MAIO 2018

  233
Programação do Maio Amarelo terá blitz educativa, panfletagem e passeata

Maio é o mês internacional de alerta e conscientização para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para a diminuição do índice de mortes e acidentes no trânsito. Em Paranavaí, as ações do “Maio Amarelo” estão sendo coordenadas por um grupo de voluntários que fazem parte de diversos segmentos ligados aos setores de segurança e saúde pública. O Projeto Vida no Trânsito já tem um cronograma elaborado com blitz educativas para motoristas e pedestres, panfletagem e passeata pela cidade.

 

Durante todo o mês de maio, o grupo do Projeto Vida no Trânsito vai realizar atividades educativas e de conscientização pela cidade. Nos dias 4, 11, 18 e 25 serão realizadas blitz educativas em vários pontos, com panfletagem e orientações sobre o uso da faixa de pedestres, respeito ao semáforo, etc.

 

No próximo domingo, dia 6, está programada uma ação educativa durante o Encontro de Carros Antigos que acontecerá na cidade. E para o dia 25 está marcada uma passeata organizada pelo Lar Vicentino, com a participação de representantes dos diversos órgãos ligados à segurança pública na cidade.

 

“Também estamos com um cronograma de palestras educativas que serão realizadas em várias escolas municipais e estaduais durante todo o mês de maio. Acreditamos que precisamos começar orientando os futuros motoristas e as crianças, que ajudam muito na conscientização dos pais e adultos com quem convivem”, destaca o secretário de Segurança e Trânsito do município, Heron Radke.

 

Maio Amarelo - O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil.

 

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula as pessoas a promoverem atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

 

E por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente ao laço escolhido, na cor amarela, cuja simbologia em relação à conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e, até mesmo, ao vírus do HIV, está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo do Movimento vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.

 

Mais informações sobre o movimento estão disponíveis no site www.maioamarelo.com 

 

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.