Município investiu R$ 300 mil para implantação de playgrounds nas escolas e CMEIs
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 09 DE ABRIL 2018

A Secretaria Municipal de Educação fez um investimento de pouco mais de R$ 300 mil para a aquisição de playgrounds para todas as 19 escolas municipais e quatro Centros de Educação Infantil (CMEIs) de Paranavaí. “A ideia foi de implantar os equipamentos nas escolas e CMEIs que não tinham e substituir em alguns locais que já estavam com as peças danificadas ou insuficientes. Os playgrounds antigos de algumas escolas, serão reaproveitados. Eles vão ser recuperados e reformados pela Secretaria de Infraestrutura e instalados em praças da cidade, como a do Jardim Simone, Jardim São Jorge e outros locais”, destaca a secretária de Educação, Adélia Paixão.

Os playgrouns comprados pelo município já foram implantados em quase todas as escolas e CMEIs determinados pela Secretaria de Educação. Entre os brinquedos dos parquinhos, as crianças têm torres feitas com troncos de eucalipto tratado, ponte pênsil, passarelas, escadas, rampas de cordas, balanços, escorregadores e outras peças de plástico rotomoldado.

“Os materiais foram licitados pensando na segurança das crianças. Ter um playground na escola ou no Centro de Educação Infantil, não é só para oferecer lazer e recreação para as crianças, mas também é um oportunidade de ajudar os alunos a desenvolver as habilidades motoras básicas, como rastejar, subir e descer, equilibrar, saltar, rolar, etc. Hoje as crianças vivem mergulhadas em um mundo tecnológico, onde o brincar através de movimentos corporais está sendo substituído apenas por jogos em tabletes e demais mídias. No playground, a criança capacita praticamente toda a coordenação motora global de seu corpo, através de brincadeiras lúdicas que estes brinquedos proporcionam, além da socialização e o convívio em grupo, fatores essenciais para o desenvolvimento infantil nessa faixa etária”, avalia Adélia.