Prefeitura já recebeu 46% do valor lançado para o IPTU 2018
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO - 13 DE MARçO 2018

Prefeitura já recebeu 46% do valor lançado para o IPTU 2018

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Fazenda apontou que até o dia 9 de março, a Prefeitura recebeu 46% do valor lançado para o IPTU 2018. Ou seja, dos pouco mais de R$ 28,5 milhões cobrados, R$ 13.150.837,71 já entraram para os cofres públicos, com os contribuintes aproveitando as opções de desconto para o pagamento à vista.

Do total de 47.245 contribuintes do município, 22.978 (48,63%) já estão com o IPTU 2018 quitado. Outros 4.574 (9,68%) optaram pelo parcelamento dos valores devidos. Só com os parcelamentos, a Prefeitura deve receber mais R$ 685.413,97.

“Em 2017 recebemos 60,92% do valor lançado durante o ano todo. A expectativa é recebermos algo em torno de R$ 18 milhões este ano e aumentar o percentual de arrecadação. O momento econômico ainda inspira cuidados, mas em Paranavaí estamos conseguindo manter um bom equilíbrio financeiro e reverter os valores arrecadados com o IPTU em melhorias nas áreas prioritárias, como a Infraestrutura, Saúde e Educação”, avalia o secretário de Fazenda do município, Gilmar Pinheiro.

Revisão e Isenção – Os contribuintes que quiserem solicitar a revisão ou isenção do imposto devem ficar atentos ao prazo. Idosos com mais de 65 anos, viúvos, aposentados e pensionistas que tenham uma renda individual de até dois salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam no local, podem pedir a isenção do pagamento da taxa de IPTU junto ao setor de protocolo da Prefeitura. O mesmo vale para deficientes físicos e portadores de doenças especiais (com renda individual de até três salários mínimos), imóveis com até 70 m² (que não seja apartamento e com renda familiar de até dois salários mínimos) e imóveis localizados em área de erosão num raio de 100 metros. As solicitações de isenção para o exercício de 2018 deverão ser realizadas até o dia 30 de maio.

O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo pode pedir uma revisão nos cálculos através de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo mediante a apresentação do carnê (IPTU ou taxa do lixo) e do CPF. A data limite para os pedidos de revisão é 13 de abril.