52% dos contribuintes já quitaram o IPTU 2018
CATEGORIA: FAZENDA - 15 DE FEVEREIRO 2018

52% dos contribuintes já quitaram o IPTU 2018

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Fazenda apontou que até o dia 9 de fevereiro, 52% dos imóveis de Paranavaí já estavam com o IPTU 2018 quitado. Isso significa que dos quase 48 mil imóveis lançados no município, os proprietários de quase 25 mil imóveis aproveitaram os dois primeiros descontos de 10% e 5% para pagamento do imposto à vista.

A arrecadação dos valores nos dois primeiros vencimentos com desconto do IPTU 2018 e da coleta de lixo à vista somou aproximadamente R$ 12,5 milhões, o que representa 43,50% do valor total lançado para o ano, que é de pouco mais de R$ 28,5 milhões. Além disso, a arrecadação ficou acima da média registrada nos dois últimos anos. Em 2017, a arrecadação no mesmo período (somando-se a taxa de coleta de lixo) atingiu R$ 10,6 milhões, e em 2016 foram pouco mais de R$ 9,1 milhões.

“Sabemos que o país ainda enfrenta um momento econômico delicado, mas em Paranavaí estamos conseguindo aumentar o percentual de arrecadação, e isso é uma grande conquista. Claro que isto é reflexo da confiança que a população está depositando nesta gestão, já que os recursos do IPTU são utilizados especificamente para melhorias na Educação, Saúde e Infraestrutura da cidade”, avaliou o secretário de Fazenda do município, Gilmar Pinheiro.

Prazos – Quem perdeu os dois primeiros prazos para pagamento do IPTU 2018 com 10% e 5% de desconto, ainda pode aproveitar a última oportunidade para quitar o imposto com desconto. Até o dia 9 de março, o imposto pode ser pago com desconto de 3%.

Quem preferir também pode parcelar os valores sem desconto, desde que o último vencimento ultrapasse a data limite ade 31 de outubro. Para isso, o contribuinte deve ir até a Prefeitura para efetivar o parcelamento.

Lembrando ainda que os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município deverão retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação), mediante apresentação de documento pessoal.

Revisão e Isenção – Os contribuintes que quiserem solicitar a revisão ou isenção do imposto devem ficar atentos ao prazo. Idosos com mais de 65 anos, viúvos, aposentados e pensionistas que tenham uma renda individual de até dois salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam no local, podem pedir a isenção do pagamento da taxa de IPTU junto ao setor de protocolo da Prefeitura. O mesmo vale para deficientes físicos e portadores de doenças especiais (com renda individual de até três salários mínimos), imóveis com até 70 m² (que não seja apartamento e com renda familiar de até dois salários mínimos) e imóveis localizados em área de erosão num raio de 100 metros. As solicitações de isenção para o exercício de 2018 deverão ser realizadas até o dia 30 de maio.

O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo pode pedir uma revisão nos cálculos através de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo mediante a apresentação do carnê (IPTU ou taxa do lixo) e do CPF. A data limite para os pedidos de revisão é 13 de abril.

Pagamento só nos bancos credenciados – Desde o ano passado, os bancos precisam estar credenciados junto ao município para poderem receber tributos como o IPTU. Em Paranavaí, apenas as casas lotéricas e quatro bancos – o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Sicoob e Sicredi – estão credenciados para receber os pagamentos, por isso o contribuinte deve procurar uma destas opções para pagar seus boletos do IPTU 2018.