PA terá reforço no atendimento na segunda-feira do recesso de carnaval
CATEGORIA: SAÚDE - 08 DE FEVEREIRO 2018

PA terá reforço no atendimento na segunda-feira do recesso de carnaval

Muita gente está contando os dias para aproveitar o feriado prolongado de Carnaval e poder descansar, festejar com os amigos e se divertir. Mas e se acontecer alguma emergência de saúde? A Secretaria de Saúde já planejou uma escala para o atendimento ininterrupto (de 24 horas) normal no Pronto Atendimento Municipal, e garante que haverá um reforço no quadro de profissionais na segunda-feira, dia 12. Mas é importante lembrar: a prioridade de atendimento é para os casos de urgência e emergência.

“Uma equipe integrada por funcionários e profissionais capacitados para bem acolher a população, atenderá todas as ocorrências de urgência e emergência no PA, desde a noite de sexta-feira  até a metade do dia de quarta-feira. Claro que este atendimento já ocorre normalmente, mas neste período de recesso prolongado em que as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão fechadas, amarramos bem a escala para garantir o atendimento necessário à população”, explica a diretora do PA, Simone Baggio.

Na segunda-feira, dia 12, duas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reforçarão o atendimento no PA nos período da manhã (das 7h às 13h) e da tarde (das 13h às 19h). Em cada período serão dois médicos, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem a mais para auxiliar a população.

A diretora lembra que o reforço existirá somente na segunda-feira, ou seja, terça e quarta-feira de manhã, apenas a equipe própria do PA fará os atendimentos. “A prioridade de atendimento continua sendo para os casos de urgência e emergência. O PA tem atendimento de livre demanda, mas por ser uma unidade de urgência e emergência, a prioridade é sempre para estes casos. Por isso, pedimos que a população exercite o uso consciente dos serviços do PA”, ressalta.